terça-feira, 24 de março de 2020

Psicanalista declara: "Podem se tocar, beijar, está tudo liberado!".

José Francisco Veloso
Pastor, Psicanalista e Doutor em Dependência Química
Por aproximadamente quarenta anos ele atua na área de Dependência Química. Tudo começou com sua experiência de libertação das drogas, quando era jovem, ao entrar numa Igreja Batista, com intenção de comer um lanche depois da reunião. Sua vida foi transformada e recebeu o chamado divino para cuidar desses homens e mulheres que estão condenados a viverem à margem da sociedade.

No início, como ele mesmo diz, "era tudo muito romântico, era só providenciar o lugar e tentar recuperar". Com o passar do tempo, as exigências vieram e ele teve que partir para os estudos na área e, hoje, além de Psicanlista, é Doutor em Dependência Química. Atua na região de Vitória, Espírito Santo, e sua agenda só comporta vaga para atendimento em função de seu amor pelas vidas e pela garra que tem pelo trabalho.

Nesta entrevista, ele responde questões inquietantes nesse tempo de Quarentena. As perguntas foram elaboradas pelos pastores Hudson Galdino e Neemias Lima, também Psicanalistas.  


Em sua avaliação, qual é o risco maior nesse momento para os que são emocionalmente instáveis?

Os já emocionalmente instáveis correm risco do pânico, da perda de referências ou de “colocar tudo nas mãos de Deus” e deixar de lado as recomendações do pessoal da saúde! Por outro lado, pessoas como eu, por ter que ficar em casa, se não buscar preencher espaços com outras atividades, acaba dando, involuntariamente, ordens para o corpo, enfraquecendo as defesas! 

Como cuidar para que a crise do CORONAVÍRUS não cause neurose?

Sugiro para fugir da neurose, evitar tantas mesmas informações que acabam deixando a gente nervoso. Basta ter higiene e tomar cuidados, se tiver que sair para alguma atividade essencial na rua, assim como fiz hoje ao tomar vacina, leve seu gel, mantenha distância. Ao reencontrar um outro amigo, como encontrei um Doutor em Dependência Química, nos emocionamos, mas não nos tocamos! 

"A crise do vírus já está trazendo consequências emocionais".

Quais as consequências emocionais que a crise do CORONAVÍRUS vai produzir?

A crise do vírus já está trazendo consequências emocionais. E falo por mim que aumentei minhas preocupações com filhos e netas que moram no exterior em países que já fecharam suas fronteiras! Como não somos todos iguais, cada um está ou vai reagir de uma maneira, e aqui lembro da fala de Jesus “amar o teu próximo com ti mesmo”. Gostar de si, se cuidar será uma grande fala! 

Qual deve ser o comportamento em casa, marido e esposa, pais filhos, filhos pais pra que o isolamento familiar não cause separações?

Em casa, mantendo a higiene, não mudem nada a não ser inventar brincadeiras (tem algumas na internet) que envolvam todos. Fazer cultos domésticos, falar e não gritar, nunca dizer “bem feito, eu te avisei". Isolamento não é essencialmente uma condenação numa ilha de tristezas. Quem tem TV a Cabo  ou Youtube encontrará coisas que nunca tinha visto. Tal está acontecendo comigo!

"O vírus não voa, contamina em toques! E tem mais: se eu faço tudo certo, Deus cuidará de mim!"



Não pode abraçar, não pode beijar, não pode se tocar... Na visão do Psicanalista, e o casal, como resolver essa questão durante a quarentena?

Abraçar, se tocar, beijar desde que tomem cuidado com banhos (tem gente que não gosta), boca, mãos, está tudo liberado. Ou eu confio na minha esposa ou não. Acho até que alguns irão se separar agora, porque isto já vinha acontecendo, outros vírus no casamento! 

Como encorajar quem está com medo das consequências?

O vírus não vai pegar todos em os brasileiros, até porque o exemplo ruim da Itália, Europa no seu todo, nos alertou. O vírus não voa, ele contamina em toques! E tem mais: se eu faço tudo certo, saiba que Deus cuidará de mim se eu, sem querer, ou sem saber, errar! 

Mensagem Final.

Como Psicanalista e Doutor em Dependência Química, afirmo que as drogas, segundo a OMS,  matou somente em 2017, 585 mil pessoas! Para drogas, por exemplo o crack, não tem remédio, não tem vacina (a não ser a prevenção). E para este vírus, assunto do mundo, já estão trabalhando com remédios e dentro de um ano, uma vacina. A ciência é de Deus, cientistas são dedos de Deus e agora não é hora de procurar culpados, mas ajudar uns ao outros, porque daqui dois meses vamos ver que aprendemos muito com este momento. Não acreditem em pregadores do caos, porque em outras épocas sempre aparecia alguém dizendo que tudo isto era castigo de Deus, anúncio da volta de Jesus e, por isto, você tem que dar ofertas e entregar dízimos rapidamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário