segunda-feira, 2 de março de 2020

Pr. Dr. Fausto Aguiar de Vasconcelos: “Do ponto de vista espiritual, não tenho dúvida, foi uma grande assembleia”.

Pr. Dr. Fausto Aguiar de Vasconcelos
Presidente da CBB

Pr. Neemias Lima*

Ninguém tem dúvida de sua capacidade em reunir competência, intelectualidade, simpatia e piedade na direção dos trabalhos convencionais. A leveza de sua direção é garantia de paz e equilíbrio em todo o programa, seja inspirativo ou deliberativo, ainda que os assuntos possam demandar debates acalorados.

Por catorze anos, esteve fora do Brasil, quando teve atuação destacada no Departamento de Missões da Aliança Batista Mundial. Retornando ao Brasil, na primeira assembleia em que participou após sua volta, foi eleito Presidente da Convenção Batista Brasileira, demonstrando o respeito, admiração e simpatia do povo batista brasileiro com sua pessoa.
            
Sua memória é privilegiada. Após o término da entrevista, em sua palavra final, fez questão de agradecer, registrando em áudio o nome do entrevistador, o nome de sua Igreja e revelou um desejo: “Quando for a Cabo Frio, quero comer camarão na moranga, rsrsrsrsrs”.

Com a mesma simpatia de sempre, concedeu a entrevista** abaixo:

Término da Assembleia, muito trabalho, com celebrações abençoadas.
Não tenho dúvida alguma. Nós encerramos aqui em Goiânia um ciclo de cinco anos, em que o tema da Convenção Batista Brasileira foi em volta da palavra, ou da expressão “Reino de Deus”. Então, aqui, nós celebramos “A glória do Reino de Deus”. Um tema muito tocante porque ele mobiliza a gente. E tivemos uma assembleia convencional extraordinariamente abençoada. Deus nos deu, digamos assim, neste ano, como nos outros anos, um encontro maravilhoso.


Goiânia, recepção, logística...

Um Centro de Convenções com toda logística necessária, numa cidade que nos acolheu tão bem, um povo tão hospitaleiro. A Comissão Local, a quem nós agradecemos na penúltima sessão, se desdobrou de forma incrível. Eram as últimas pessoas que víamos à noite e as primeiras a encontrarmos no outro dia de manhã. Cheguei a brincar com elas: “Vocês não dormem, não, passam a noite acordados!?”. Uma coisa impressionante.

Adoração, Mensagens...
A adoração e as mensagens, todas elas, desde o sermão oficial até a mensagem final, trouxeram o tema para o nosso coração, para nossa mente e abrasaram e incentivaram nosso coração. Do ponto de vista espiritual, não tenho dúvida, foi uma grande assembleia.

Uma assembleia concorrida, quase 2200 mensageiros... Há uma volta no interesse pelas assembleias?

Bem pode ser, até porque, digamos assim, houve várias modificações ao longo dos anos, inclusive na programação. Eu, como você sabe, fiquei fora do Brasil quase doze anos, é a primeira assembleia que presido depois de quatorze anos, a última foi em 2006, mas eu tenho observado que a ênfase na adoração e no louvor é bem diferente, pelo menos é minha percepção de quem ficou fora muito tempo. Sempre tivemos muitos hinos e cânticos e vibração, mas eu observei, pelo menos neste ano, que a adoração foi planejada de uma tal maneira a envolver todo o plenário, com hinos extremamente apropriados e adequados às mensagens, tanto precedendo-as como após. Então, pode ser que tudo isso esteja, pouco a pouco, encorajando nosso povo a retomar a participação.

Pr. Fausto, perceptível também o respeito da sociedade pelos batistas com a presença do prefeito da cidade, um evangélico, Íris Rezende, e do governador do estado, Ronaldo Caiado.

Ambos foram assim muito gentis para conosco e fizeram questão de ressaltar a contribuição batista para a cidade e o estado. Ficou muito claro que, em todas as áreas, a nossa presença foi marcante, como que acompanhando, lado a lado, o desenvolvimento do estado e, particularmente, para a cidade de Goiânia.

Assembleia da Aliança Batista Mundial em julho deste ano. Quais são as expectativas?

De 22 a 26 de julho, no Riocentro, teremos o Celebração 20/20, o 22º Congresso da ABM. Muitas expectativas, estamos trabalhando, nesta Assembleia conseguimos mais de 120 novas inscrições. Há uma grande mobilização até junto as outras duas convenções, a Convenção Batista Nacional e a Convenção das Igrejas Batistas Independentes.

Muito obrigado...

Sempre às ordens... rsrsrsrs

... Sua simpatia, seu vigor, sua maneira tão agradável de presidir encanta e abençoa todos, sua mensagem final aos batistas brasileiros.

A minha palavra é a seguinte: Irmãos, aproveitemos este ano e celebremos a glória do reino de Deus.

*Pastor da Igreja Batista no Braga em Cabo Frio.

**Entrevista publicada originalmente em O Jornal Batista, órgão informativo oficial da Convenção Batista Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário