sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Altruísmo


Altruísmo.

A capacidade de lutar pelo bem comum e destacar o semelhante em suas relações chama-se altruísmo. Altruísmo é inimigo do egoísmo, mas o altruísta não é inimigo do egoísta.

O altruísta está firmado no tripé:

1º - Reconhecimento que suas convicções não são as únicas e exclusivas. Há sempre outros olhares, uma nova perspectiva, um caminho alternativo, uma compreensão mais ampla. Parece ser uma máxima oriental que dois altruístas, ao se encontrarem com uma ideia cada, ao se despedirem, concluem que, agora, os dois têm duas ideias e não cada um com a sua ideia.

2º - Respeito aos olhares do semelhante. Ainda que tenha olhar diametralmente oposto, o altruísta respeitará o olhar alheio e não tentará a todo custo impor o seu. Tentar impor a todo custo seu olhar por desfrutar de alguma ascendência sobre o outro é uma das mais sórdidas atitudes.

3º - Capacidade de dar as mãos e caminhar com quem pensa diferente. Ainda que os primeiros passos sejam trôpegos, com o ideal altruísta, um firmará o outro.

Jesus foi altruísta ao declarar: “Eu não considero vocês meus servos, ou meus escravos, mas meus amigos”.


Um comentário:

  1. Boa noite nobre amigo Pr. Neemias, gostei de ler o texto acho mais encantador que ouvir... Lendo, eu consigo usar o meu ritmo.
    Parabéns pela novidade!

    ResponderExcluir