quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Salmo 136



O grande salmo de louvor

Três nomes de Deus aparecem nos três primeiros versos do Salmo 136. No primeiro, Yahweh. No segundo, Elohim. No terceiro, Adonai. Uma sugestão curiosa, embora não se tenha confirmação da intenção, é que a trindade era destacada, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Ele tem 26 versículos. Em todos eles, o final é assim: “Porque a sua misericórdia dura para sempre”. A Bíblia de Jerusalém registra “porque o seu amor é para sempre”. Na Bíblia Judaica completa é assim: “Porque sua graça dura para sempre”. Na paráfrase “A Mensagem”, Eugene Peterson realçou “o seu amor jamais acaba”. Misericórdia, amor e graça, não importa muito a palavra em si, mas a certeza que dura para sempre. Na tradição judaica, este salmo é identificado como o “Grande Hallel”, o grande salmo de louvor.

Uma interessante sugestão de leitura é como num jogral de duas pessoas, em que uma fala a primeira parte e a outra a segunda. Ou um dirigente e congregação lendo alternadamente.

Ele pode ser chamado de “O Salmo do Estribilho”. E poderia ser repetido diariamente por nós, 26 vezes, o seu amor dura para sempre.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário