sábado, 17 de agosto de 2024

Salmo 139


Sonda-me, ó Deus

Muitos consideram o Salmo 139 o mais notável de todos os salmos. O conteúdo do poema destaca a onisciência, a onipresença e a onipotência divinas, atributos em Deus que, segundo a Teologia, são incomunicáveis, ou seja, o homem não pode experimentar.

Pr. Hernandes Dias Lopes registra que Charles Swindoll “diz que esse salmo responde a quatro perguntas vitais: 1) Quão bem Deus me conhece? (1-6); 2) Quão próximo Deus está de mim? (7-12); 3) Quão cuidadosamente Deus me criou? (13-18); 4) O quanto Deus me protege (139:19-24). Essas quatro perguntas lidam com quatro dos nossos problemas humanos mais básicos: 1) Quão bem Deus me conhece? (o problema da identidade); 2) Quão próximo Deus está de mim? (o problema da solidão); 3) Quão cuidadosamente Deus me criou? (o problema da autoestima); 4) O quanto Deus me protege? (o problema do medo).

Ter consciência da onisciência, onipresença e onipotência divinas não deve produzir em nós o medo, mas o encorajamento para nos apresentar a ele como registra o versículo 24: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário