segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Salmo 141


Uma oração modelar

O Salmo 141 é mais um atribuído a Davi. Embora fosse imperfeito e seu pecado o tenha levado a cometer insanos atos, ele era um homem de oração e sempre se voltava a Deus.

Nesta oração, Davi apresenta algumas características que fazem dela uma oração modelar.

Primeiro, ele, sem rodeios, dirige-se a Deus: “Senhor, eu clamo a ti”. Clamar é mais do que fazer uma oração formal, é abrir o coração, é rasgar o peito, é apresentar um grito silencioso da alma.

Segundo, Davi sem mascarar a realidade, diz. “Senhor, apressa-te em me socorrer!”. É como se dissesse: “Senhor, eu tenho pressa!”. Mas não era uma afronta a Deus, como que determinando ou exigindo, era uma dor desesperadora.

Terceiro, ele valoriza a solenidade. “Suba à tua presença a minha oração como incenso”. Não era um discurso formal. Era um derramar de sua vida diante do altar.

Quarto, era oração com oferta. “Seja o erguer das minhas mãos como oferenda vespertina”. Oração sem comprometimento em ofertar é atitude interesseira e egoísta. As mãos erguidas aos céus devem ser estendidas ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário