sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Salmo 131



A estrada da humildade

Parece-me que os tempos atuais transitam na contramão da orientação divina a respeito do comportamento das pessoas nos relacionamentos. Em nome da autoestima e da autoconfiança, há uma sutil tendência levando o ser humano a assumir uma atitude arrogante e presunçosa. 

O Salmo 131 começa com um testemunho muito oportuno do poeta: “Senhor, não é orgulhoso o meu coração, nem arrogante o meu olhar”. Como precisamos de atitude assim! O salmista prossegue: “Não ando à procura de coisas grandes, nem de coisas maravilhosas demais para mim”.

Almejar realizações grandiosas não é pecado e não deve ser desprezado esse procedimento. Mas devemos nos policiar, pois grandes realizações são uma porta aberta para a entrada da prepotência, do orgulho, da autossuficiência, da soberba e da arrogância. É pedagógica a orientação do maior sábio de todos os tempos: “A soberba precede a ruína!”. Quer experimentar o fracasso? Abrace a soberba como íntima de sua vida.

Em atitude diferente de arrogância, o salmista também testemunha: “Ao contrário, fiz calar a minha alma”.

Sepulte toda arrogância, trilhe a estrada da humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário