domingo, 18 de agosto de 2024

Salmo 140

A arma chamada bondade

O Salmo 140 apresenta em seu início um pedido de livramento: “Livra-me, Senhor, do homem perverso, guarda-me do homem violento, cujo coração maquina iniquidades e vive forjando contendas” - versos 1 e 2.

O pedido de livramento é reforçado no verso 4: “Guarda-me, Senhor, da mão dos ímpios, preserva-me do homem violento, os quais se empenham por me desviar os passos”.

A oração que tem início tão pertinente e agradável transforma-se num violento desejo de ver o mal sendo derramado sobre os adversários. Preste atenção no registro do verso 10: “Caiam sobre eles brasas vivas, sejam atirados ao fogo, lançados em abismos para que não mais se levantem”.

É possível que uma perseguição, uma maldade praticada contra nós gere um sentimento de revolta e o desejo de vingança emerja de nosso interior com força. Mas essa não é a proposta saudável e cristã. Revela a maldade que reside em nós também. E maldade nunca será vencida com maldade. A única arma que vence a maldade é a bondade.

Quando a vida lhe apresentar uma adversidade, não produza maldade, antes a expulse com a bondade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário