quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Quando a essência da vida é perdida


Lucas 12.13-21

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.

Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;

E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.

E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;

E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Duas advertências de Jesus:

1º - Guardai-vos da avareza. 

Avareza é diferente de previdência. A avareza se liga ao senhorio dos bens. A previdência a não desperdiçar os bens.

2º - A vida não consiste no ter.

Esquecemo-nos do ser e queremos o ter. Somos considerados e destacados pelo que temos e não por quem somos. E assim também julgamos os outros.

Aplicações:

1ª - A predominância do eu.

Preste atenção no texto bíblico e veja quantas vezes aparece o pronome de primeira pessoa, eu, meu.

2ª - Uso da bênção em benefício próprio.

Em nenhum momento, o homem que recebeu uma grande bênção pensou no próximo, em distribuir com necessitados, tudo era para ele. Isso é egoísmo.

3ª - Consciência de que a vida passa rapidamente.

Esta noite te pedirão a tua alma. A vida é passageira, fugaz. Não temos controle sobre ela. A qualquer momento podemos ser convocados para a eternidade.

Conclusão:

1 - O "egocentrismo" não pode nos dominar.

2 - A bênção recebida é para ser repartida.

3 - Cuidado, a vida passa rapidamente.

Desejando assistir ao vídeo deste sermão, acesse pelo link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=grk_vGHvrw4

Nenhum comentário:

Postar um comentário