sábado, 16 de julho de 2011

O AVC de Deus*

            Nossa declaração doutrinária, em síntese, diz: “No princípio o homem vivia em estado de inocência e mantinha perfeita comunhão com Deus. Mas, cedendo à tentação de Satanás, num ato livre de desobediência contra seu Criador, o homem caiu no pecado e assim perdeu a comunhão com Deus e dele ficou separado. Em conseqüência da queda de nossos primeiros pais, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados à prática do mal”.
            Pecado é uma palavra cada vez mais em desuso. Alguns afirmam que é invenção de uma cultura religiosa para dominar incautos. Afirmem o que quiserem, mas o que o homem moderno não consegue explicar é como o homem, cada vez mais evoluído, comete absurdos maiores que os da antiguidade. Como diz Paulo, “os homens vão de mal a pior, enganando e sendo enganados”.
            Para o pecado, só tem um remédio:
           
1º - Abandonar. “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” - Hebreus 12.1.
            2º - Vigiar. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” - Mateus 26.41.
            3º - Confessar. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - I João 1.9.

            É o AVC divino contra o pecado. Não brinque com o pecado. O diabo é mais astuto do que se possa imaginar. Paulo, em Gálatas, adverte: “Não erreis, Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
            É difícil viver sem pecar. Mas é possível vencê-lo. Com a graça de Deus e a dependência do Espírito Santo, seremos vencedores contra esse inimigo.
            Contra o pecado, use a medicação: abandono, vigilância e confissão.


*Pastoral do dia 17 de julho, no boletim da Igreja Batista do Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário