domingo, 29 de setembro de 2019

Pr. Fanini: 10 anos de saudades

A imagem que marcou sua vida:
Convidando pessoas a receberem Jesus como Salvador
Setembro é o mês que marca a morte do maior evangelista de massa do Brasil nos anos de 1970 a 2000. Nascido em Paranaguá, PR, Brasil, em 18 de março de 1932, faleceu em Dallas, TX, EUA, no dia 19 de setembro de 2009. Seu corpo foi cremado nos EUA, e suas cinzas foram trazidas ao Brasil para homenagens póstumas.

Pr. Fanini e sua esposa Helga Kepler Fanini
Nilson do Amaral Fanini, mais conhecido como Pr. Fanini, marcou época e influenciou a vida de milhares de pessoas, sendo um dos pastores com maior número de batismos na igreja evangélica brasileira. São em grande número as experiências de pessoas que se renderam a Cristo, a mais importante decisão, ou tomaram uma decisão importante na vida, a partir de seu ministério.

Seu ministério:

Foi pastor durante 41 anos da Primeira Igreja Batista de Niterói (PIBN) e era uns dos líderes evangélicos brasileiros mais influente dos últimos 25 anos do século XX e foi proprietário da TV Rio. Segundo fontes da cidade de Niterói, até hoje sua ausência é sentida.

Iniciou oficialmente sua carreira religiosa na década de 1950, ao formar-se bacharel no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil em 1955. Foi consagrado pastor na Igreja Batista de Itacuruçá, Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, pastoreada pelo Pr. Oswaldo Ronis, em 24 de novembro de 1955, e foi pastor itinerante no norte do estado do Paraná por um período. Nos Estados Unidos da América fez em 1958 o mestrado no Southwestern Baptist Theological Seminary, em Fort Worth, estado do Texas.

Criou e dirigiu por bastante tempo o Seminário Teológico Batista Fluminense, instituição que preparou e prepara centenas de vidas para o exercício do ministério pastoral e musical, com ênfase em ações missionárias.

Idealizou e criou o projeto social REENCONTRO, instituição que abençoou milhares de vidas, desde pessoas muito pobres nas comunidades até líderes, como pastores, em treinamento e apoio para grandes eventos. Uma campanha que marcou o Brasil foi a distribuição de 25 milhões de novos testamentos com o nome "O Mais Importante é o Amor".

Cruzada no Maracanã com a presença do
Presidente da República General João Batista de Figueiredo
Pregador de grandes cruzadas em estádios e praças, comunicava de maneira simples, chegando a ser identificado como o evangelista que conseguia alcançar tanto o graduado quanto o analfabeto, o adulto quanto a criança. Pregou em 109 países de todos os continentes.

Pr. Fanini sendo destaque no Programa O Povo na TV no tempo
em que o apresentador Wilton Franco marcou época na antiga TV Tupi
Morte
Após chegar aos EUA em 11 de setembro de 2009 para visitar a família e conhecer a neta mais nova Natali, Fanini sentiu-se mal e foi hospitalizado. No dia 12 foi diagnosticada pneumonia no Hospital Metodista de Bedford, Dallas, Texas. No dia 16 de setembro sofreu um forte AVC, que afetou várias partes de seu cérebro, entrando em coma logo em seguida. Teve morte cerebral confirmada no dia 18, com a morte oficialmente declarada no dia 19, às 6h 46min. 

Líderes reconhecem o legado do Pr. Fanini

"A memória do Pr. Fanini é bendita entre nós. Desde criança, ouvia as suas pregações evangelísticas, especialmente nos eventos promovidos pela Associação Litorânea, por ocasião do dia da Bíblia. Além da incontestável marca evangelística, também cooperou com a nossa denominação, exercendo várias funções, notadamente a presidência das Convenções Fluminense e Brasileira. Ao Senhor, nossa imorredoura gratidão" - Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca, Convenção Batista Fluminense - Presidente

Pr. Hudson Galdino da Silva, Secretário Geral da
Associação Batista Litorânea Fluminense.
"Pr. Fanini, um ícone da obra Batista no mundo e que não pode ser esquecido. Querer esquecer Fanini e apagar seu legado é uma atitude nada cristã, porque a quem honra, honra. Pr. Fanini, um homem de Deus que mostrou em corpo e alma paixão pelas almas perdidas. Se nós batistas perpetuássemos uma pequena parcela de seu ímpeto evangelístico, com certeza, estaríamos cumprindo mais e melhor o IDE de Jesus. Minha oração é: Obrigado Senhor por ter Fanini existido entre nós".

4 comentários:

  1. A Deus toda honra e glória pela vida do PR Canino.

    ResponderExcluir
  2. Homem de grande valor. Nas mãos de Deus foi estrumento na terra.levando pessoas a Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Toda honra ao Senhor pela vida do seu servo e por todas as vidas alcançadas em seu ministério!

    ResponderExcluir
  4. Fanini, cheio do Espirito Santo , ungido do Senhor.

    ResponderExcluir