quinta-feira, 25 de abril de 2024

Salmo 25


Um acróstico de Deus

Na juventude, um cântico muito requisitado tem a seguinte letra: “A ti, Senhor, elevo a minha alma. A ti, Senhor, elevo a minha alma. Ó, meu Deus, eu ti confio. Guarda-me, Senhor, pois em ti, Senhor, me refugio”. O núcleo da poesia está nos versos 1 e 2 do Salmo 25.

Este é um salmo que apresenta a forma de acróstico com as letras do alfabeto hebraico. O acróstico é recurso literário em que o texto, normalmente poesia, apresenta em suas primeiras letras, no sentido vertical, um nome, podendo, o que é muito raro, acontecer no meio ou no fim também. 

Exemplo:

Assistência, 

Misericórdia, 

Obediência, 

Renúncia. 

Cada palavra numa linha formará a palavra AMOR na vertical.

Neste salmo, como em outros, Davi apresenta a fonte de sua esperança: Deus. Por isso, iniciou “A ti, Senhor, elevo a minha alma!”. Sua esperança não se assentava no seu poder, em sua capacidade e nos seus corajosos soldados, mas no Deus eterno.

Em tempos de aflição ou de bonança, onde está firmada a nossa esperança? Se não for em Deus, estamos na vala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário