terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Não nos Deixes Cair em Tentação

Por Robert J. Tamasy

Tem acontecido atualmentecom tanta frequênciaque já não nos surpreende: líderes proeminentes,políticos, executivos,esportistaseaté membros do clero,cometendo infrações éticas oupegos em meio a sérios escândalos.É o mundo em que vivemos!Ao longo da história, líderesreconhecidos e poderosos, caíram de suas posições deinfluência às profundezas de imensosfracassos.
Mas não seriaessa a norma? Afinalnãoé o que dizo adágio:“Poder corrompe;epoderabsoluto corrompe absolutamente”?
 
Podíamos argumentar que ninguém é perfeito.Ou usar como defesa:“Somos apenashumanos”.Embora sejamambasverdadeiras em certa medida, não desculpam comportamentos antiéticosou imorais.O fato de taisatosainda chocar,ressaltaa realidadequepadrõeséticos e valores morais ainda é o que esperamos de nossoslíderes.Aquestão, porém, não é como convencer esseslíderesa viver de acordo com exigências éticas e morais;mascomovocê e eupodemos permanecer fiéis àquilo que sabemos ser certoou errado?
 
Ao ler o “Manual de Negócios”atemporal,conhecido pelo nome deBíblia, encontramos a seguinteavaliaçãoda condição humana:“Não há uma só pessoa que faça o que écerto”(Romanos3.10).
Ela nãoserve de justificativa parafaltade integridade ou recusa em seguirregras morais comumente aceitas.Ao contrário, as Escrituras oferecemavisos e sugestões de como se ater – e manter – a elevados padrões decomportamento.
 
Ninguém está imune.Anos atrás o líder deuma importante organizaçãosem fins lucrativos declarou:“Aúnica área em que jamais falharei é a dos relacionamentos”.Poucos anos mais tarde ele foiapanhadoem adultério com sua assistente administrativa.ABíblia alerta:“Portanto,aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair”(1 Coríntios 10.12).
 
Cuidadoquando tudoestiverbem.Somos mais vulneráveis à tentação quando tudo está indo bem esentimos que temos tudo sob controle.Em tempos assim, temos a tendência deconfiar em nossa auto-suficiência, e deixamos de depender de Deus:“Eumesenti seguro e pensei:Nuncaterei dificuldades.”(Salmo 30.6).
 
Todos nós temos um escape.“Não pude evitar”-é a desculpa esfarrapada quandonos rendemos à tentação e falhamos ética ou moralmente.A tentação pode parecer grande demais,mas se olharmos para Deus, Ele nos capacitará a evitar levá-la para o passoseguinte:o pecado!“Nãosobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens.E Deus é fiel:Ele não permitirá que vocês sejamtentados além do que podem suportar.Mas, quando forem tentados, Ele mesmolhes providenciará um escape, para que o possam suportar”(1 Coríntios 10.13).
 
Todos precisam de ajuda.“Sou fraco demais;não resisto à tentação”.Isso até pode ser verdade, mas seacreditamos na Bíblia, ela nos assegura que podemos ser fortalecidos por JesusCristo para fazer o que não podemos por nós mesmos:“Porque,quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim”(2 Coríntios 12.10).“


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

Questões Para Reflexão ou Discussão
 
1.  Como você reage ao tomar conhecimento de fracassos morais ou éticos de figuras públicas ou celebridades?

2.  Há alguma área de sua vida onde a tentação é mais forte do que em outras? Como você lida com tais situações? Há alguma área em que você acredita que jamais irá se render à tentação? 

3.  Você acredita que Deus pode providenciar um escape para a tentação sempre que necessário, não importa em que situação?

4.  Que medidas você poderia adotar, em sua vida, para evitar áreas de fraqueza moral ou ética? Que conselho você daria a um amigo ou companheiro para ajudá-lo? 

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 6.13; 26.41; 1 Timóteo 6.9-10; Tiago 1.2-3, 13-15; 2 Pedro 2.9-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário