terça-feira, 26 de abril de 2011


Aos 80 anos, freira hipertensa vira melhor aluna de academia em SP

Irmã Fátima perdeu 27,5 cm de medidas em um mês de exercícios.
'Minha pressão não subiu mais', diz idosa no dia de combate à hipertensão.

Mariana FaracoDo G1, em São Paulo
'Tive que mandar apertar minhas roupas', diz Irmã Fátima (Foto: Mariana Faraco/G1)'Tive que mandar apertar minhas
roupas', diz Irmã Fátima (Foto:
Mariana Faraco/G1)
Passa das 7h30, no CD player Lady Gaga canta "Don't stop, make it pop", e Irmã Fátima Caputo, 80 anos, troca a saia cinza abaixo dos joelhos por uma calça legging. Hipertensa, já estava cansada de ouvir o médico dizer que deveria se exercitar quando decidiu entrar numa academia só para mulheres na Bela Vista, região central de São Paulo, no começo de março. Agora, um mês depois, vê seu nome festejado na parede como a melhor aluna entre as cerca de 250 da academia.
"Agora tá joia, minha pressão não subiu mais", disse a idosa na manhã desta terça-feira (26), dia nacional de combate à hipertensão.
Em um mês de exercícios diários ela perdeu 1,7 kg, 0,3% de gordura corporal e espantosos 27,5 cm de medidas em todo o corpo. "Tive que mandar apertar minhas roupas, minha saia está rodando", diverte-se.
Engana-se quem pensa que Lady Gaga a incomoda. "Não gosto é de música parada." Do "Acelera Aê" de Ivete Sangalo ao "The club can't even handle", do Flo Rida, todas as canções que tocam na academia fazem Irmã Fátima se mexer sem perder o ritmo nas plataformas de recuperação, entre um aparelho de musculação e outro.
Em um mês de exercícios, freira perdeu 27,5 cm de medidas (Foto: Mariana Faraco/G1)Em um mês de exercícios, freira perdeu 27,5 cm de medidas (Foto: Mariana Faraco/G1)
"Acho importantíssimo fazer atividade física. Para mim está surtindo um efeito excelente. Ficou melhor até para caminhar até o traballho, já vou de olhos fechados", diz a freira, que mora em um hospital e atua na administração de uma residência para idosos.
Para as outras mulheres da academia que ficaram para trás, a disciplina de Irmã Fátima serve também de estímulo. "Tem gente que não acredita, até pede para conhecê-la. Ela é nossa melhor aluna", conta a professora Mariana Rosa. "Se você olhar a ficha dela, não tem nenhuma falta", completa Mariana, entre um grito e outro de "Força, irmã!".
Na parede da academia, a freira aparece como a melhor aluna (Foto: Mariana Faraco/G1)Na parede da academia, a freira
aparece como a melhor aluna
(Foto: Mariana Faraco/G1)
Com mais de meio século de vida religiosa, Irmã Fátima consegue se lembrar dos tempos em que vivia com a familia, na cidade mineira de Juiz de Fora. "Sempre fazia caminhadas". O estímulo vinha do próprio pai: "Ele exigia que as filhas participassem até do carnaval, ia junto... Depois não deu mais tempo. Fiquei 50 anos sedentária".
Tempos que ficaram para trás. Depois de trabalhar músculos de pernas, braços, costas e abdome, Irmã Fátima se alonga, corre para o vestiário e logo ressurge com sua saia cinza folgada. Mas os exercícios ainda não acabaram. Pressão em ordem, ela vai embora para casa para fazer mais 15 minutos de esteira.
Ela se prepara para mais um mês no "top 10", seguindo o conselho de Lady Gaga: sem parar. Afinal, outra freira, Irmã Júlia, está logo atrás no ranking, em terceiro lugar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário