quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fidel e Jesus: aquele passa, este, não

             A última terça-feira, 19 de abril, foi marcada pela despedida oficial, em Havana, de Fidel Castro do título de chefe do Partido Comunista de Cuba.
            Segundo noticiado pela imprensa internacional, “o irmão dele, Raúl Castro, vai ficar como novo presidente e promete fazer várias reformas econômicas no país. Já Fidel passa a ser um simples delegado, com direito a voto. Cuba vai passar por reformas econômicas. Mais de 300 reformas foram aprovadas no Congresso, principalmente na área econômica. Os cubanos vão poder comprar e vender seus imóveis e também abrir negócios. As cadernetas que controlam a comida subsidiada que os cubanos compram, serão abolidas e a produção de alimentos em fazendas particulares será incentivada”.
            Ainda destaca a mídia, quem garante é Raul Castro, “que a sociedade cubana não vai se abrir para o capitalismo, assim como fez a China”. Sem entrar na discussão política, é esperar pra ver, pois está parecendo mais a máxima “onde passa um boi, passa uma boiada”.
            O foco que ensejamos não é o político. É o espiritual. Tudo passa. Assim diz Lucas 21.33: “Passarão o céu e a terra...”. Mas destaca o doutor Lucas: “...mas as minhas palavras não hão de passar”. E em sintonia com esta verdade, Hebreus 13.8 afirma: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Passam Fidel e todos os outros dominadores que o mundo conheceu e conhecerá. Jesus, não, continua firme, exercendo o seu domínio.
            Alguns insistem em ver Jesus como apenas um revolucionário de um sistema. Já seria caso de estudo, pois é o único que permanece por 2000 anos sem alterar um ponto de seus postulados. Mas, sem dúvida, é mais do que um revolucionador, é o enviado de Deus para salvar o homem de seus pecados.
            Ao celebrarmos a páscoa, façamos com a alegria de quem celebra a vida de alguém que nunca passará. Não celebramos apenas a morte de alguém importante, mas a ressurreição daquele que era, que é e que há de vir. Foi a promessa ouvida e testemunhada: “Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” - Atos 1.11.  
Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário