sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resista à Provação
Em 1991, um incêndio de vastas proporções destruiu dezenas de residências em Oakland, na Califórnia. Uma tragédia. Mas no domingo seguinte, um pastor, cuja casa estava entre as destruídas pelo fogo, levou para o púlpito um vaso de porcelana. Ao revirar o que sobrou de sua casa, foi a única coisa que encontrou. Exibindo o objeto, perguntou à congregação: "Sabem por que este objeto está aqui intacto enquanto minha casa foi destruída?" E ele mesmo respondeu: "Porque isto aqui já havia passado pelo fogo antes".
Você está porventura atravessando um vale sombrio em sua vida? É este um momento difícil? Console-se então com a Palavra de Deus. Ela diz: "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam" (Tg 1.12).
As tribulações fazem parte de nosso itinerário terreno. Mas a questão principal é: como vamos reagir diante delas? A uns, a crise faz crescer. A outros, faz chorar. A uns, decolar. A outros, deprimir. A uns, louvar. A outros, lastimar.
Um garotinho observava um casulo de onde sairia uma bela borboleta. Vendo a dificuldade de o bichinho se livrar do invólucro, o garoto resolveu dar uma ajudazinha, ampliando a abertura por onde a nova borboleta sairia. De fato, ajudou, e a borboleta se livrou do casulo sem problemas. Mas aí o garoto observou que algo estava errado com as asas do bichinho: estavam atrofiadas. Sabe por quê? Porque sem o esforço para sair do casulo, a musculatura das asas não se desenvolveu.
Tiago diz que há uma coroa à espera de quem é aprovado na provação: é "a coroa da vida", expressão para comunicar a ideia de vida no mais alto grau e sentido. É uma coroa prometida pelo Senhor aos que o amam.
Se a provação apertar, amigo, fique firme. Se Deus está permitindo isso, é porque ele deseja fortalecer as asas da sua alma. Confie nele!
Pr. João Soares da Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário