sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O brilho do outro te incomoda?


Li uma fábula muito oportuna. Um vaga-lume vivia alegremente num jardim muito bonito. Todas as noites, cruzava o jardim de um lado para o outro, emitindo aquela luzinha incandescente. Uma cobra começou a persegui-lo violentamente. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada. Ele só queria brilhar.  
No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra: Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te comer mesmo, pode perguntar.
            - Pertenço a sua cadeia alimentar?
- Não.
            - Te fiz alguma coisa?
- Não.
            - Então por que você quer me comer?
- Porque não suporto ver você brilhar!
A fábula nos ensina:
1º- o brilho de uma pessoa pode incomodar outra.
2º - a perseguição pode acontecer por causa do brilho de alguém.
3º - fugir de um perseguidor nem sempre é a solução.
4º - dialogar com o perseguidor pode trazer lições preciosas.
Por mais absurdo que pareça, a tendência humana é se aborrecer com o brilho do outro. Não se tomando cuidado, todo ser humano passa a ser um perseguidor do outro que brilha à sua frente. É uma manifestação da natureza marcada pelo pecado. Nem sempre a perseguição se concretiza com a fatalidade por duas razões: 1ª - a misericórdia do Senhor protege e, 2ª, o perseguidor não tem poder de interferir na vida do que está brilhando.
Tentar apagar o brilho do outro é uma insensatez, pode ser que falte para o próprio perseguidor amanhã. Pode ser que outro perseguidor tente apagar o seu no momento em que brilhar, confirmando-se a síndrome do bumerangue. O brilho de cada um, irmanado a outro, abençoa, areja e produz bem em todos os sentidos.
Cada dia, o ser humano é confrontado a viver o dilema: alegrar-se com o brilho do outro ou entristecer-se, a ponto de querer persegui-lo. Ele decidirá quem vencerá o dilema. Em sua vida, quem tem vencido o dilema?
Certo dia, os discípulos chegaram perto de João e lhe disseram: “Aquele que você apresentou como o cordeiro que tira o pecado do mundo está brilhando mais do que você e todos estão indo ao seu encontro”. Por certo, esperavam certo tipo de reação. Atente para a que João teve: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” - João 3.30.
O brilho do outro te incomoda? Caso seja “sim” a resposta, cuidado, você tem uma patologia espiritual. Confie a Jesus, Ele pode curar.

Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário