quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Alegria na alegria do outro

Georges Bernanos, escritor e jornalista francês, cunhou o seguinte pensamento: “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade”.

Não é fácil alegrar-se com a alegria do outro. Mas não é impossível. Também é fato que atitude assim não acontece com uma decisão, tipo uma canetada. A pessoa não acorda e diz “a partir de hoje, me alegrarei com a alegria do outro”. É um processo.

Sendo um processo, passa por várias etapas, algumas custosas.

Primeiro, ninguém se alegra com a alegria do outro se não experimentar a alegria consigo. “Não há alegria pública que valha uma boa alegria particular”, sentenciou o maior escritor brasileiro, Machado de Assis.

Também, a conquista do outro, muitas vezes, traz mais benefícios para outras pessoas do que para ela própria. Exemplo: um médico que se alegra pela formatura. Quantas vidas serão alcançadas com sua conquista? Alegrar-se com sua formatura dele é sinal de inteligência.

Terceiro, como destacou Johann Goethe, “a alegria não está nas coisas, está em nós”. Quanto mais aproximação do materialismo menos chance de alegria consigo e com a alegria do outro.

Não tenha pressa! Converse com aquele que é a essência da alegria, Jesus, e peça-lhe a capacidade de alegrar-se tanto com a alegria do outro como se fosse sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário