quarta-feira, 10 de maio de 2017

Esposo, ouça sua esposa

             Numa enquete, mulheres foram ouvidas sobre o esposo:
            Para a questão “Qual a maior dificuldade que você tem no relacionamento com o esposo?", as respostas, em síntese, foram: "Diálogo. Comunicação prejudicada. Ter uma opinião muito difícil de ser mudada, não tem dificuldade em dialogar, mas dificuldade de ouvir opinião contrária sem se alterar (não é brigar, mas falar alto e às vezes não ouvir as justificativas opostas)".
            Para a questão "O que você gostaria que seu esposo fizesse diferente?", tivemos, em resumo, as seguintes respostas: "Assumisse a posição de sacerdote do lar e líder na família e não se esquivasse das dificuldades que surgem no dia a dia. Fosse mais verbal, valorizasse oralmente as pessoas que ama, abraçasse mais, promovesse culto familiar (liderando espiritualmente o lar), escrevesse bilhetes de amor para mim”.
            Duas observações: 1ª - atitudes bem simples, anseios normais, nada complexo, mas que a ausência interfere negativamente no relacionamento. 2ª -  mesmo em famílias e contextos diferentes, a ausência de diálogo é percebida nos vários casos.
            Num relacionamento saudável, é preciso ouvir o outro. E tal atitude é muito difícil. Sobretudo para o homem. A incapacidade de ouvir tem gerado muitos problemas que poderiam ser evitados.
            Na carta de Tiago, lemos: “Todo homem seja pronto para ouvir!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário