terça-feira, 2 de maio de 2017

Ética

As redes sociais nos possibilitam ler histórias interessantes. 

Recebi esta:

Numa tarde ensolarada, um homem decidiu levar seus filhos ao circo. Ao chegar à bilheteria, pergunta: Olá, quanto custa a entrada?.

O vendedor responde: R$ 30,00 para adultos, e R$ 20,00 para crianças de 7 a 14 anos. Crianças até 6 anos não pagam. Quantos anos eles têm?

O pai responde: O menor tem 3 anos e o maior 7 anos.

Com um sorriso, o rapaz da bilheteria diz: Se o senhor tivesse falado que o mais velho tinha 6 anos, eu não perceberia, e você economizaria R$ 20,00.

E o pai responde: É verdade, pode ser que você não percebesse, mas meus filhos saberiam que eu menti para obter uma vantagem e jamais se lembrariam desta tarde como uma tarde especial.

E finaliza: A verdade não tem preço. Hoje deixo de economizar R$20,00, que não me pertenceriam por direito, mas ganho a certeza de que meus filhos saberão a importância de sempre dizer a verdade!

O atendente permaneceu mudo. Também ele teria uma tarde especial para se lembrar.

Os filhos precisam presenciar atitudes corretas dos pais. Nada deve substituir a verdade. 
Educar é dar o exemplo. Jamais se deve fazer pequenas concessões à mentira, o preço é alto demais. As palavras convencem, mas o exemplo arrasta. O exemplo é tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário