quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Caindo em si - IX


O irmão mais velho da parábola, o que ficou em casa, é o tipo certinho. Cumpre os deveres estabelecidos pela cultura e torna-se exemplo para os demais.

No entanto, seu verdadeiro caráter só se revela quando vê graça sendo derramada sobre os outros. Ao receber a notícia que a festa surpresa era motivada pela volta do irmão, fecha-se em si, no seu orgulho, na sua presunção, no seu egoísmo e decide não entrar para participar da comemoração.

É injusto com o pai, que vai ao seu encontro para demovê-lo da decisão, mente ao informar que nada recebera em toda a vida - a herança fora repartida com ele também, e vomita sua hipócrita santidade, afirmando nunca ter transgredido um mandamento do pai.

O pai, o mesmo pai amoroso com o filho que saiu de casa e voltou, expressa também seu amor a ele: “Tu sempre estás comigo e tudo o que é meu, é teu”.

Como foi o final do irmão mais velho? Ninguém sabe. A parábola é encerrada com ele do lado de fora da festa. Quem não se dispõe a cair em si, além de ficar fora da festa, tem um final que só Deus sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário