quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Reforma Protestante

 Hoje é o dia em que a Reforma Protestante completa 501 anos. O mais lembrado do evento é a figura de Lutero afixando as noventa e cinco teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, e os cinco “solas” (palavra latina que significa somente).

Destaco hoje o “Somente a Escritura”. A Bíblia é destacada como fonte de autoridade para todos os assuntos. O mundo é lido a partir da leitura da Bíblia e não a Escritura é lida a partir do cenário apresentado pelo mundo. Nela, temos o ensino necessário para a salvação do pecado e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

O acesso à Palavra de Deus, privilégio apenas para um seleto grupo, é popularizado e todos terão oportunidade de examiná-la. Um equívoco que não se pode negar é que a liberdade de exame foi acompanhada pela liberdade de interpretação, o que não era intenção.

Passados 501 anos, ainda há cristão com a seguinte atitude em relação à Palavra do Senhor: “tô contigo e não abro”. Outros, “tô contigo, abro, mas não leio”. E ainda, “tô contigo, abro, leio, mas não pratico”.

Somente a Escritura não deve ser apenas uma declaração histórica, mas uma profissão de fé, pois a Palavra de Deus é viva e eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário