segunda-feira, 29 de julho de 2019

Pr. Elildes Junio, Presidente da Convenção Batista Fluminense - Discurso de Posse

Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca

Queridos irmãos,

Sou grato a Deus por estar vivendo este momento, porque amo a nossa denominação e tenho profunda alegria em servir, independentemente de cargos.

Sei que diante de mim e desta diretoria está uma grande responsabilidade. A tarefa não é simples, mas se tornará prazerosa, porque a encararemos como um ministério.

Também descansaremos nas palavras de Ezequias, como fez o povo nos tempos de Senaqueribe: “Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós” (2 Crônicas 32.7-8).

O Senhor está conosco! A Convenção Batista Fluminense pertence a Ele. A obra vai continuar e vai avançar.

A cooperação é a nossa marca. Somos assim, gostamos de ser assim. É uma questão de princípio, de estilo de vida, do jeito batista de ser.

É abençoador saber que entre nós não há partidarismos. A diretoria que entra não é oposição à diretoria que sai, muito pelo contrário, aqui somos todos um “time”. Estamos no mesmo barco, dando continuidade ao trabalho.

Por isso, já assumimos que contaremos com a experiência daqueles que nos antecederam, somando forças, porque a nossa vitória é comum.

Sei que represento também a juventude, os pastores jovens. Tenho 37 anos de idade, 15 anos de consagração ao ministério pastoral, ainda tenho muito a aprender. Uma vez, no Acampamento Batista em Rio Bonito, o Pr. Edgard Antunes estava me encorajando em relação à liderança na denominação e dizia ele: “eu vi todos esses últimos presidentes começarem. Todos erraram bastante e, com o tempo, foram pegando o jeito”. Contarei com a paciência de vocês, porque minhas pernas tremem diante de tamanha responsabilidade.

Continuaremos na mesma direção, que é a única direção: elevar o nome de Jesus. Estamos aqui para isso. O que nos motiva diariamente é o alvo de ganhar o Estado do Rio de Janeiro para Jesus. Esse é o foco. A Convenção está aqui para servir às igrejas nesse propósito.

Contamos com as igrejas, a base de tudo. Contamos com as Associações, parceiras fundamentais na obra denominacional. Contamos com as Organizações, nossas joias que “fazem a máquina girar” brilhantemente. Contamos com cada segmento de nossa Convenção. Contamos com os gestores, essa equipe de primeira grandeza, capitaneada pelo nosso diretor executivo. Contamos com os pastores, servos valiosos, vocacionados de Deus. Contamos com a liderança em geral.

Ainda há muito para falar, mas, com certeza, essa não é a hora. Quero apenas agradecer e encerrar.

Agradeço a Deus, Senhor nosso, razão absoluta de tudo e de todos nós.

Agradeço a minha família, minha esposa Thaís e minhas filhas Elisa e Luísa. Amo essas três pérolas. Minhas riquezas!

Agradeço aos meus pais, Elildes e Maria.

Agradeço à Primeira Igreja Batista no Bairro São João, onde Deus tem me concedido a honra de servir há sete anos. Um povo muito especial!

Agradeço aos meus amigos, pelo apoio e incentivo. Muitos pastores me incentivaram a sempre estar disponível para o Senhor na liderança denominacional. Tenho medo de ser injusto citando nomes. Vou resumir num fato: em São Francisco do Itabapoana, pela primeira vez, fui indicado para a presidência da Convenção. Lembro-me como se fosse hoje das palavras do Pr. Eber Silva: “Deus não me fez indicar seu nome à toa e tive a comprovação de que fiz o certo ao indicá-lo”. Obrigado, amigos pastores, pela confiança. Obrigado, pastores Eber Silva, Alair Lima, Nilson Godoy, Neemias Lima, Hudson Galdino, José Maria de Souza, Felipe Oliveira, Clademir Faria, Geraldo Geremias, Matheus Rebello... entre tantos outros incentivadores.

São Gonçalo está marcando a minha vida mais uma vez. Nesta terra fui consagrado ao ministério pastoral, na Primeira Igreja Batista em Alcântara. Nesta terra encontrei minha esposa e a pedi em namoro no Shopping São Gonçalo, no Spoleto. Hoje, em São Gonçalo, assumo a presidência da Convenção Batista Fluminense. Mas, a primeira assembleia que participei foi há exatos 20 anos, em 1999, no Colégio Batista de Laranjal. Eu, um menino de 17 anos, fui trazido pelo Pr. Vanderlei Marins para conhecer e amar a denominação. Haveria tanta coisa boa para compartilhar... como não temos a noite toda, vou simplesmente resumir tudo na seguinte afirmação: está acontecendo 2019 porque houve 1999. Portando, Pr. Vanderlei, receba minha gratidão por tudo. Diante do senhor, eu sempre serei Elildes, nada mais que isso. Não ouse me chamar de presidente, se não, já quero de antemão declarar, que o senhor estará fora de ordem (rsrsrs).

Deus é bom!
Nova Diretoria da Convenção Batista Fluminense

2 comentários:

  1. Obrigado Neemias por compartilhar esse discurso. Emocionante. O Pr. Elildes é bom sujeito, sangue novo, inteligente, consagrado, batista. Orarei para que ele seja próspero em seu exercício da presidência.

    ResponderExcluir