segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Sabedoria Para Viver



O poeta cunhou a declarativa “é preciso saber viver”, que se tornou refrão, repetido ou mentalizado, na vida daqueles e daquelas que optam por fazer da vida não apenas uma passagem oculta, mas se apresentam prontamente para cumprir uma missão.
            É muito mais fácil e cômodo não aceitar desafios, sobretudo aqueles que demandam sacrifícios. Por outro lado, como asseverava Sócrates - o filósofo, não o jogador de futebol, “uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”.
            Os que se escondem diante dos desafios perdem a oportunidade de verem escancaradas portas que darão à humanidade maior sentido de viver. Para Marxwell Maltz, “a vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.
            Entretanto, não se deve se lançar aos desafios de maneira precipitada, sem considerar a necessidade de sabedoria, que é bem diferente de escolaridade. Nem todo escolarizado é sábio e nem todo sábio é escolarizado. A sabedoria, inclusive, sinalizará a necessidade de humildade para reconhecer os erros cometidos e a incapacidade diante dos desdobramentos do desafio assumido. Penso que é o que tem faltado em muitos nos dias atuais.
            Arrisco-me a sinalizar, em declarativas objetivas, os degraus da escada chamada “Sabedoria”.

Sinceridade nos relacionamentos.
Atenção aos pormenores da vida.
Bondade sempre em todas as decisões.
Excelência no que faz, faz bem.
Dedicação em tudo altera os fatos.
Orgulho do que se faz não é pecado.
Renúncia para o bem comum é saudável.
Interesse pelo próximo é atitude solidária.
Amor altruísta garante o sucesso.

Perseverança é receita atualíssima.
Aprender com os cultos e incultos.
Refazer planos periodicamente.
Achegar-se aos bons e idealizadores.

Valorização do legado dos que já passaram.
Instrução permanente em sua área.
Doação o quanto for possível.
Avançar sempre, mesmo em adversidades.
           
            Tiago, irmão do senhor Jesus, em sua epístola universal, assegura que todos podem adquirir sabedoria e indica a fonte: “E, se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte” - Tiago 1.5,6.
            Os mais atentos devem ter percebido que a primeira letra das declarações, no sentido vertical, forma o título desta reflexão: SABEDORIA PARA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário