terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Série "Sabedoria Para Vida" - 07



Renúncia é sempre saudável
           
            Renúncia não é algo fácil. Tem um custo, e é sempre alto. Tem gosto, em muitas situações, de sangue. Por renunciar ao comodismo e assumir um compromisso com ideais nobres, muitos foram mortos, alguns de maneira intensamente trágica, como em fogueiras.
            No chamado de Jesus aos homens, a renúncia está presente: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” - Mateus 16.24. O apóstolo Paulo assumiu que sua renúncia passava pelo critério de “em nada ter sua vida como preciosa, a não ser cumprir a missão recebida”.
            Não há aproximação de Jesus sem renúncia. Como Horácio declarou, “Quanto mais um homem renuncia a si mesmo, mais se aproxima de Deus”. E na leveza de Fernando Pessoa, “A renúncia é a libertação. Não querer é poder”.
Pensando bem, renunciar é a melhor atitude. Tudo que é bom, tudo que é saudável, tudo que produz vida tem um alto preço e, se queremos verdadeiramente nos aproximar de Deus, precisamos perder algo precioso para receber o que é gracioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário