quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entrevista - Pr. Ivan Pereira da Costa


Pastor Ivan Pereira da Costa, divorciado, pai de Daniel Sampaio da Costa, de 10 anos. Bacharel em Teologia, em 2006, pelo Seminário Teológico Batista do Sul de Brasil, Campos Avançado em Cabo Frio.
É Pastor auxiliar na Primeira Igreja Batista no Bairro São João, São Pedro da Aldeia, atuando na Congregação Batista no Bairro Jardim Primavera, SPA.  Radialista na parte operacional desde 1982, apresentou o programa “Um Encontro Com Deus” na Rádio Sudoeste no ano de 2009 aos sábados.


Você é um jovem, que espera como pastor na sua geração?
Ser jovem é muito bom rsrsrs! Eu espero ser um pastor que venha influenciar esta geração para obra evangelística local sem se esquecer de Missões, pois tenho percebido certa acomodação neste sentido. Entendo que esta geração só vai alavancar e  sair do desânimo se o pastor do nosso tempo, da igreja local se conscientizar que a missão da igreja local é evangelizar as suas redondezas e apoiar a distante. O pastor dessa geração precisa acordar e sair na frente para que as ovelhas o acompanhem e sinta o desejo de correr mais rápido para a evangelização local. Sei que o normal é o pastor no campo guiando as ovelhas, pois elas sabem o caminho, mas na nossa conjuntura me parece que as ovelhas não estão sabendo o caminho, estão confusas, há muitos trilhos, e não sabem qual o certo, ou sabem e não estão sendo animadas! Os pastores dessa geração, mais do que nunca, precisa acertar os trilhos, identificá-los, para que as ovelhas saibam para onde ir e o que fazer; porque se não, ficarão mais confusas....

Há quem diga que um dilema do pregador é apresentar o que Deus quer falar ou o que o povo quer ouvir. Como resolver tal dilema?
O povo gosta de ouvir mensagens animadoras, que transmitam firmeza, levantem a auto-estima, uma mensagem evangelística onde acham que só serve para os não crentes e uma mensagem missionária do tipo que apresenta a miséria bem longe dela. Mas muitos não se agradam de uma mensagem de disciplina preventiva! O pregador precisa ter um programa para a transmissão das mensagens dadas por Deus a ele para a igreja, quer o povo goste ou não, e muitas vezes até o próprio pregador se depara com uma mensagem que Deus quer que fale ao povo, e ele treme na base com medo de pregar a verdade divina. Todo pregador precisa se preocupar com o que Deus quer que ele fale e não o que o povo quer ouvir. Na hora da disciplina preventiva muitos não suportam e saem das igrejas, isso é porque querem ouvir o que desejam e não o que Deus quer falar. Para o pregador falar o que Deus quer que fale, não pode abrir exceção para agradar quem quer que seja; senão vai fechar a boca de Deus para igreja e para povo.  

Em linhas gerais, como vê o povo evangélico hoje?
Uma mistura, que só é comparada com uma salada de fruta, no que diz respeito a questão doutrinária, que só está servindo para confundir o povo. Alguns evangélicos estão perdendo a noção do que é ser evangélico! Se formos usar dessa forma a pergunta, ficaria assim: em linhas gerais, como vê o povo das boas novas hoje? O grande problema é que falta em muitos aquele sentimento ardoroso, aquela conscientização que é povo de Deus, gente que precisa fazer a diferença, deixar de copiar as coisas do mundo, deixar de usar métodos paliativos que só servem para perder tempo ou se acomodar. O nosso contexto não está para perder tempo. Onde está aquele povo que sempre estava na rua, nas esquinas, nas praças evangelizando? Morreram? Não conseguiram deixar substitutos? Deixaram sim, mas muito pouco!                  

Você dirige uma Congregação num bairro de periferia de São Pedro da Aldeia. Quais são os maiores desafios?
Bem, desafios são muitos, mas estamos com a orientação de Deus avançando. Os maiores desafios da Congregação Batista em Jardim Primavera é mostrar ao povo daquele bairro a mensagem que a congregação tem, que é uma mensagem bíblica, cujo conteúdo é: arrependimento, conversão, morte e ressurreição de Cristo para a salvação de todo aquele que crer no seu sacrifício na cruz do calvário. Estamos trabalhando nesse sentido, com cultos nos lares do bairro e também cultos ao ar livre em pontos estratégicos do bairro, culto de oração e estudo bíblico às quintas feiras, 19.30h e domingo pela manha às 8 horas Escola Bíblica Dominical e à noite, às 20 horas, Culto Evangelístico.  A única promessa que a Congregação Batista em Jardim Primavera apresenta  ao povo é a que está em I João 2.25: E ESTA É A PROMESSA QUE ELE NOS FEZ: A VIDA ETERNA. Tendo a vida eterna, as demais coisas vos serão acrescentadas.

Palavras finais;
O meu desejo é que o povo de Deus faça a diferença em meio a um mundo cheio de interrogações, cheio de respostas negativas, cheio de visão distorcida ao que Deus criou no princípio, cheio de ignorância acerca da pessoa de Deus, de Cristo e das coisas espirituais que Deus quer para toda a sua criatura, o homem em especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário