segunda-feira, 13 de junho de 2011

Presidente da Câmara de Cabo Frio visita UPP no complexo Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

     O Presidente da Câmara de Cabo Frio, Silas Bento esteve visitando o complexo de favelas Cantagalo e Pavão-Pavãozinho na zona sul do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 10 de junho. Silas foi convidado pelo comando responsável pelo policiamento e pacificação das favelas, e foi acompanhado por assessores e uma equipe da Jovem TV que fez um documentário sobre a UPP e seu legado para as comunidades.
      O Presidente da Câmara chegou às 14 horas ao morro do Cantagalo, onde fica a sede do Projeto Criança Esperança e em anexo a Unidade de Polícia Pacificadora, e foi recebido pelo Capitão PM Leonardo Nogueira que levou a comitiva para conhecer a comunidade do Cantagalo. O Capitão Nogueira está desde o início da implantação da UPP da Zona Sul e mostrou à equipe da Jovem TV e ao Presidente da Câmara, como funciona a Unidade e quais os reflexos positivos trazidos pelo projeto. Durante a caminhada por vielas estreitas, sempre acompanhada por escolta, a comitiva conhecia de perto a vida de quem mora no local e por diversos momentos histórias de mudança de comportamento e de vida eram contadas por personagens reais, como o caso de André Patolino, ex-traficante que cumpriu 6 anos de cadeia e hoje trabalha como ajudante de pedreiro e virou uma espécie de líder comunitário. O mundo e o submundo mostrados ao mesmo tempo.
     Silas Bento se mostrou surpreso com o projeto do Governo Estadual e disse que a UPP é a redenção para aqueles que querem uma vida sem violência e com mais qualidade. O Presidente da Câmara está preocupado com a violência em Cabo Frio, como a que vitimou tragicamente o Vereador Ayres Bessa no 2º Distrito do município e foi ver em perto como é o trabalho da Unidade de Polícia Pacificadora.
     Uma estrutura que traz cidadania. O Governo do Estado do Rio de Janeiro construiu um elevador que dá acesso à favela pelo metrô, é o Mirante da Paz, de onde se vê além do mar de Ipanema, comunidades que antes disputavam espaço com traficantes e intensos tiroteios. Silas Bento pode observar que a vontade política muda história e transforma medo em esperança. Esperança da criança no projeto da Rede Globo. A UPP vai receber sua sede no mês que vem e, desde o início do Projeto, ocupa emprestado um espaço no “Hotel Panorâmico” – foi projetado para ser um cassino nos anos 60, com 6 andares- e hoje é sede do Criança Esperança. A comitiva conheceu as instalações e pôde conferir a qualidade do projeto.
    O Presidente da Câmara de Cabo Frio disse que na próxima quinta-feira, 16, o plenário Oswaldo Rodrigues estará recebendo o delegado da 126º DP, Dr. Roldenyr e o comandante do 15º BPM Cel. Samir para falar sobre violência e o que está sendo feito para combatê-la. A incursão pelo complexo de favelas vai servir de conteúdo para a sessão da próxima quinta.

     *A equipe da Jovem TV, que transmite as sessões da Câmara, vai exibir um documentário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário