segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Estratégia de Marketing de Deus

Por Robert J. Tamasy
          Marketing é tudo - pelo menos é o que dizem. É preciso criar identidade com o cliente. Encontrar um nicho para nosso produto ou serviço. Trabalhar para firmar uma marca reconhecível. Lutar por visibilidade e permanecer em primeiro lugar na mente de clientes e consumidores quando necessitarem de algo que tenhamos para oferecer. Conquistar mais “fatia do mercado”!
          Como fazer isso? Temos diversas opções:dar entrevista coletiva à imprensa; imprimir folhetos coloridos e atraentes; criar um site avançado, de alto impacto; dar entrevistas na TV, rádio e jornais; contratar um relações públicas; formular estratégia multimídia de propaganda; ter um personagem famoso avalizando o produto.
          Ao celebrar o natal no final desta semana, parece que Deus deixou o marketing de lado. Se não, as circunstâncias que cercaram o nascimento do Cristo teriam sido tratadas de maneira diversa.
          Consideremos o seguinte: (1) Jesus, o Filho de Deus, nasceu no pequeno e obscuro vilarejo de Belém, que não era rota comercial importante, tampouco um lugar que chamasse atenção; (2) sem “orçamento” para marketing, os pais de Jesus careciam de fundos até para alugar um quarto de hotel decente; seu bebê nasceu num humilde estábulo,cercado por animais e tendo por berço uma manjedoura; (3) não havia “mídia” a levar em conta; a imprensa levaria 1.500 anos para ser inventada; foto, rádio e TV não eram nem mesmo ficção na imaginação de alguém.
          A lista poderia ir longe. Um famoso hino de natal diz, “Ouça os Anjos Mensageiros Cantar”. Eles foram os únicos a fazer uma proclamação formal. As primeiras testemunhas em cena foram pastores anônimos sem nenhuma influência na dominante cultura romana. Mesmo assim, dentro de dias, milhões de seguidores em todo o mundo celebrarão o nascimento de Jesus Cristo. Como isso pode ter acontecido sem qualquer ação de marketing? Porém, isso se realizou pela implementação de princípios comumente adotados no mundo de negócios. Vejamos:
          Clientes satisfeitos. A melhor propaganda é feita quando as pessoas pessoalmente atestam o valor de um produto que usaram ou experimentaram. Sem salários ou comissões, eles são “clientes satisfeitos”.“...Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui”(Atos17.6).
          Testemunhos de excelência. Quando clientes ou consumidores estão entusiasmados com um bom serviço, ficam ansiosos para alardear isso para outras pessoas.“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, isto proclamamos a respeito da Palavra da vida... Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco” (I João 1.1-3).
Promessas cumpridas. É comum exagerar a competência de produtos ou serviços. Mas quando entregamos o que prometemos, ganhamos um cliente para toda a vida. “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”(Atos 1.8).
          Feliz Natal!

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