quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ler a Bíblia é sua paixão

        No mês passado, fui a Itaperuna visitar o pr. Josué Garcia Cerqueira, que passou por grande luta com uma infecção grave. Estava bem e espero que continue assim. É um honrado pastor.
Mas não é sobre ele que escrevo hoje. É sobre sua sogra, irmã Aurora Pereira Aguiar. Ao chegar à casa onde moram, ela estava na sala, lendo a Bíblia com grande interesse. Registrei em fotos e pedi sua filha, Carmen Lucia Aguiar Cerqueira, que escrevesse algo sobre sua vida. 
Eis um resumo:
“Nasceu em 16 de maio de 1920, na zona rural de Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro. Desde que começou a se entender por gente, sentia um crescente desejo de aprender, de estudar, de conhecer mais. Por causa das dificuldades da época, só foi alfabetizada aos doze anos. A partir de então, passou a ler tudo o que lhe vinha às mãos. Sua família não conhecia o Evangelho. Mas alguns parentes se converteram e começou um ponto de pregação em casa deles, que atraía quase que toda a população circunvizinha. A inteligente menina não perdia os cultos e aprendia tudo que era ensinado, principalmente os cânticos, dos quais se lembra até hoje. Na adolescência, uma questão de vital importância passou a lhe preocupar com freqüência: “Como me livrar do inferno e ir para o céu?”. Era raro então alguém possuir Bíblia. Ela ansiava por examinar o Livro que era lido em cada culto. Assim, quando  jovem, teve oportunidade de conseguir uma Bíblia emprestada, passou a lê-la com toda a atenção. Nela descobriu que só crendo em Cristo como único e suficiente Salvador poderia se livrar do inferno que lhe causava horror. Aos vinte e três anos (em vinte e nove de setembro de 1943) professou sua fé perante a Primeira Igreja Batista de Itaperuna. Foi batizada pelo pastor Virgílio Faria, nas águas do rio Muriaé.  Tão logo teve como adquirir um exemplar da Palavra de Deus, o fez e passou a estudá-la com cuidado, principalmente na Escola Bíblica Dominical, onde era uma apaixonada aluna. Sempre que pode, presenteia Bíblias. Após aposentar-se do serviço público municipal, tomou o propósito de ler sistematicamente a Palavra de Deus. Hoje. aos noventa anos e meio de idade, está fazendo a quadragésima nona leitura da Bíblia toda. Deus tem lhe preservado uma boa visão. Por isso, além da Bíblia, lê regularmente O Jornal Batista, do qual é assinante há mais de quarenta anos, além de toda literatura  que lhe chega às mãos. Assim, Aurora continua frutificando aos noventa anos de vida. Que Deus continue a usá-la em seu Reino, enquanto a quiser neste mundo”.
          Fiquei impactado. Quantas vezes você leu toda a Bíblia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário