sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Vice-Presidente diz estar preparado para a morte


Em 13 de setembro de 2009, escrevi uma crônica com o seguinte título: O testemunho de José Alencar, Vice-Presidente do Brasil.
Resolvi reeditá-la, considerando o momento crítico do nosso irmão em Cristo.
          A revista Veja da semana passada trouxe uma entrevista com José Alencar, Vice-Presidente do Brasil. Ele luta contra um câncer há 12 anos e já foi submetido a 15 cirurgias É, na verdade, um grande testemunho com vários ensinamentos.
          Afirma José Alencar: "Estou preparado para a morte como nunca estive nos últimos tempos. A morte para mim hoje seria um prêmio. Tornei-me uma pessoa muito melhor. Isso não significa que tenha desistido de lutar pela vida". Ensino sobre a segurança da salvação.
          Com lucidez, reconhece: "Ando um pouco e já me canso. Tenho consciência de que o quadro é, no mínimo, dificílimo - para não dizer impossível, sob o ponto de vista médico. Mas, como para Deus nada é impossível, estou entregue em Suas mãos". Ensino sobre a consciência da limitação humana e onipotência de Deus.
          Com resignação, enfrenta: "Está tudo ótimo: pressão, temperatura, coração e memória. Tenho apetite, inclusive - só não como torresmo porque não me servem. Faço o máximo de esforço para trabalhar normalmente. O trabalho me dá a sensação de cumprir com meu dever. Mas, às vezes, preciso de ajuda. Quando estou em uma reunião, por exemplo, digo que vou ao banheiro, chamo um enfermeiro e o que tem de ser feito é feito e pronto. Sem drama nenhum". Ensino sobre a resignação e capacidade de enfrentar problemas com humor. Destaco: “Está tudo ótimo... só não como torresmo porque não me servem”.
          E que primor: "Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor... Um dia desses me disseram que, ao morrer, iria encontrar meu pai, falecido há mais de 50 anos. Aquilo me emocionou profundamente. Se for para me encontrar com mamãe e papai, quero morrer agora. A esperança de encontrar pessoas queridas é um alento muito grande - e uma grande razão para não ter medo do momento da morte". Lembrei-me do poeta: “Nessa pátria de esplendor, Hei de amigos encontrar, Meus irmãos em Cristo lá hei de rever; Mas primeiro que os irmãos, Quando ali no céu chegar, Meu Jesus é quem eu mais anseio ver”. Ensino sobre a bênção do sofrimento.
          Declarou Alencar: “Estou preparado para a morte”. E você, está? Se não estiver, entregue sua vida a Jesus e obedeça aos seus ensinamentos.
Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário