sábado, 14 de maio de 2011

Sei que a Bíblia é

Escrito por Pr. Neemias dos Santos Lima
  • Imprimir
  • E-mail
AddThis Social Bookmark Button
Lembrar dos famosos corinhos, hoje cânticos, de infância é algo sempre prazeroso para mim. De acordo com a ênfase denominacional, cantavam-se alguns. No 2º domingo de dezembro estavam em pauta os relacionados à Bíblia. Um deles era motivador: “Leia a Bíblia e faça oração / Faça oração / Faça oração / Leia a Bíblia e faça oração / Se quiser crescer”. Cantei muito e cresci pouco (1,64m). Mas não era crescimento físico e, sim, espiritual. E estou crescendo. Outro muito concorrido: “Sei que a Bíblia é a Palavra de Deus / Sei que a Bíblia é a Palavra de Deus / A regra de conduta é fé / A regra de conduta e fé / A Palavra de Deus, a Bíblia é”. Ah, que saudades desses tempos na querida Igreja Batista de Cachoeiro de Cardoso Moreira.
Concluindo ser a vontade de Deus a ida ao Seminário, deparei-me com uma questão inicial muito comum nos estudos teológicos: “A Bíblia é ou contém a palavra de Deus?”. Ah, o corinho vinha à mente e a resposta imediata: “É a palavra de Deus!”. Um professor apresentou vertente interessante: “É e contém a palavra de Deus!”. E explicava: “É a palavra de Deus como um todo, projeto executado pelo Espírito Santo, e contém, porque também nela se verifica a palavra do diabo, de homens e mulheres ímpios”. Ele ressaltava que, neste caso, apenas o registro de falas.
Os tempos passaram e um dia ouvi o pr. Daniel de Oliveira Cândido, íntegro pastor no campo fluminense, ex-Secretário Executivo da Convenção Batista Fluminense. A certa altura, afirmou: “O pr. Fanini disse que muitos crentes estão com a Bíblia na seguinte condição: ‘Tô contigo e não abro!’. Então acrescentei, disse o pastor Daniel: ‘Tô contigo, abro, mas não leio!’”. Depois de duas mentes brilhantes, a minha também brilhou, lembrei-me de Tiago e emendei: “Tô contigo, abro, leio, mas não pratico!”. Esse fato me levou a concluir que há 4 atitudes dos crentes em relação à Bíblia: 1º - os que têm exemplares da Bíblia; 2º - os que nunca lêem. 3º - os que lêem muito pouco (crente caixinha de promessa). 4º - os que lêem, mas não praticam. Um pensamento imediatamente me veio à mente: “A Bíblia não precisa ser defendida, mas vivida”.
Ao comemorarmos o Dia da Bíblia é salutar responder: em que grupo eu e você nos enquadramos? Não temos lido? Temos lido pouco? Temos lido e não praticado? A resposta indicará nosso nível espiritual. Ainda segundo o pr. Fanini, “Bíblia + Oração = Santificação”. O raquitismo espiritual presente nesse tempo é conseqüência da falta de leitura e prática dos ensinos bíblicos.
Um testemunho: entrevistei o pr. Miquéias da Paz Barreto, líder batista no Recife, quando falou à Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Secção Fluminense, e ouvi: “Só tenho lido a Bíblia atualmente, deixei de ler jornais e livros”. Se não me equivoco informou que lia a cada quarenta dias toda a Bíblia.
U’a meta: pretendo ler duas vezes toda a Bíblia e copiar o Novo Testamento até o Dia da Bíblia de 2008. Se quiser fazer companhia, venha junto! Será um grande companheiro ou companheira! Precisamos crer realmente que “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho” - Salmo 119.105. E confiar que o melhor remédio para vencer o pecado como afirma o Salmo 119.11: “Escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti”.
E o que disse Moody, que leu a Bíblia mais de cem vezes, é oportuno: “Ou este Livro me afasta do pecado ou o pecado me afasta deste Livro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário