segunda-feira, 16 de maio de 2011

Que fazer para o seu casamento durar?

Escrito por Pr. Neemias dos Santos Lima

  • Imprimir
  • E-mail
AddThis Social Bookmark Button
O texto de hoje é o esboço do sermão pregado no culto de gratidão a Deus pelos 26 anos de casamento de Arinete e Afonso, acontecido no dia 10 de maio. O texto básico é Gênesis 26.8: “Ora, depois que ele se demorara ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca, sua mulher”. É bom registrar que o acontecimento do verso lido é bem posterior ao primeiro encontro de Isaque e Rebeca. Não se trata de um romance inicial, mas de uma caminhada bem longa.

Aprendamos com esse casamento como fazer o nosso durar:

1º - OUÇA OS CONSELHOS DOS PAIS - Veja Gênesis 24.1-4. Era um tempo chamado patriarcal, mas, embora o conceito de família tenha mudado, o melhor caminho é ouvir os conselhos paternos. Ilustração: A jovem que desejava terminar o casamento porque o namorado não acreditava no diabo. Os pais sabem mais dos que os filhos. Ouçam-os.

2º - BUSQUE UM CÔNJUGE DIGNO - Os versos 3 e 4 (destaque para as filhas dos cananeus e minha terra e minha parentela). Dignidade não tem cor religiosa, mas pressupõe-se que quem segue a Cristo é digno ou digna. Quem você está escolhendo? Onde vai buscar seu cônjuge? Cuidado com as escolhas! Não escolhemos as conseqüências.

3º - MEDITE SOBRE A DECISÃO A TOMAR - O verso 63 é esclarecedor: “Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos”. Não tome decisão precipitada. Um ditado: “Melhor só do que mal acompanhado”.

4º - OBSERVE AS ATITUDES DO PRETENSO OU CÔNJUGE - O verso 65 diz que Rebeca tomou o véu e se cobriu. Isso diz alguma coisa pra você, homem e mulher? Os tempos modernos são de provocação. Mas quem deseja coisa séria não aceita isso! Uma jovem crente não aceitou a orientação do patrão para vestir-se com roupas provocativas. Disse que venceria pela competência.

5º - BUSQUE A ORIENTAÇÃO DOS CÉUS - Olhe só que interessante: verso 63 “Isaque levantando os olhos” e verso 64 “Rebeca também levantou os olhos”. Isso pode ilustrar sobre a oração.

6º - ELIMINE AS FONTES DE TENSÃO COM HUMOR - “Isaque estava brincando com Rebeca” - 26. 8. Quantos casais não brincam mais! Só se comunicam com palavras duras, monossilábicas. E não brincam, brigam!

Conclusão: Seu casamento foi feito e pode ser planejado para durar. Até que a morte separe. Algo diferente não é o ideal de Deus, mas uma interferência carnal e que Deus suporta. Invista tudo no sentido de fazer seu casamento durar. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário