sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pastor Batista completa 60 anos de atividades ministeriais

Num cenário de tanta oscilação quanto às convicções doutrinárias e de vida, permanece firme uma figura histórica e respeitada por todos os segmentos evangélicos e não evangélicos. Por onde passou, deixou um rastro de dignidade, honestidade e firmeza na Palavra de Deus. 
Com alegria, o Folha Evangélica presta esta homenagem ao homem de Deus que serve de exemplo para todos nós.
Para esta matéria, contamos com a colaboração de sua filha, Delcinalva, que também informou: "Papai continua internado. Hoje ou amanhã fará um procedimento cirúrgico para colocar um cateter e fazer uma fístula para dar prosseguimento à hemodiálise. Ore por ele".

            Para alguns, a lembrança de seu nome sugere polêmica. Para outros, intransigência. E para a grande maioria, fidelidade. Mesmo os que optam pelas duas primeiras não podem negar a existência da terceira, pois em toda a carreira ministerial nunca arredou pé de suas convicções, sempre respaldadas pela Palavra de Deus. E suas defesas sempre acaloradas, ainda que desagradasse a amigos de seu círculo.
            Assim era, é e será enquanto existir o pr. Delcyr de Souza Lima, pastor batista que completa hoje, dia 12 de abril, 60 anos de consagração ao ministério pastoral.
            Foi consagrado em abril de 1952, para pastorear a PIB de Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro. Pastoreou essa igreja por 18 anos. Quando a deixou, a igreja estava com mais de 500 membros, um edifício de educação religiosa construído (3 andares, com 12 salas). Ainda enquanto pastoreava esta igreja, tornou-se professor do Seminário do Sul e passou a escrever PONTOS SALIENTES para a Casa Publicadora Batista (JUERP), mais tarde tornou-se redator chefe, responsável por todas as revistas da JUERP para a EBD. Depois foi Diretor Editor da JUERP, ainda responsável por todas as revistas.
            Em 1970, iniciou pastoreio na PIB da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro e pastoreou por 16 anos esta igreja.
            Em 1974 criou a editora Brasil Batista e publicou revistas para a EBD. Na década de 1980, voltou a escrever para a JUERP, cessando as atividades da editora que havia organizado.
            Em 1986, passou a pastorear a igreja Batista em Icaraí, ficando à frente da igreja por 13 anos, quando a deixou por sua idade avançada. Atualmente é pastor emérito desta igreja.
            Pastor Delcyr foi presidente da Convenção Batista Carioca por 3 mandatos, atuou nas assembleias da Convenção Batista Brasileira participando de várias comissões. Escreveu muitos anos para o Jornal Batista.
            Atualmente é Diretor do Seminário Teológico Batista Brasileiro e Editor da revista FIDELIDADE, que edita estudos bíblicos para EBD.

Um comentário:

  1. Prezado pr. Neemias, gostei MUITO do seu Blog... E até já o estou seguindo. Parabéns e que Deus continue o abençoando!

    Abraços,

    Robson Oliveira, pr.

    ResponderExcluir