quarta-feira, 20 de março de 2013

Investindo a Vida


Por Lane Kramer*

Na semana passada consideramos o conceito de enxergar sucesso na vida e no trabalho sob a perspectiva de um investidor. Um objetivo comum a todo bom investidor é o desejo de maximizar a taxa de retorno. Como conseguir isso quando investimos nossa vida, usando a plenitude de nossas habilidades, dons, experiências e outros recursos que recebemos?

Deixe-me sugerir um “check-up” desse “investimento de vida”, espécie de inventário para nos ajudar a avaliar o que estamos fazendo, como e por quê. O que devemos examinar? Mais importante ainda: o que Deus, que nos designou administradores desses recursos, vai examinar?

Primeiramente sugiro um exame da qualidade do nosso relacionamento com Deus e outras pessoas. Pergunte a si mesmo: Estou colocando Jesus Cristo em primeiro lugar na minha vida? Estou despendendo tempo com Ele diariamente, pedindo direção, sabedoria, forças, provisão e perdão? Posso honestamente demonstrar que Ele é o primeiro em minha vida?

A prova de que valorizo, amo e obedeço a Deus mostra-se na forma como trato minha esposa, minha filha, membros da família, amigos, companheiros, clientes, vendedores, o carteiro que, de certa forma, é meu vendedor mais valioso.

Em segundo lugar, a prova também está no exame do meu talão de cheques, que revela onde estou investindo e gastando o dinheiro que Deus me confiou. Estou buscando maneiras de investir o capital de Deus em Seu Reino, à medida que Ele coloca oportunidades no meu caminho para auxiliar pessoas? Estou poupando quantia apropriada para o futuro, quando eu não puder mais trabalhar? Estou tomando decisões financeiras prudentes em relação aos investimentos para deixar dinheiro para meus filhos, como está escrito na Bíblia?

Em terceiro lugar, preciso olhar minha agenda. Quantas horas passo no trabalho? É esse o tempo que Deus quer que eu invista por dia ou por semana? Estou permitindo que Deus seja o CEO da minha empresa e a use para Seus propósitos, ou vejo minha carreira como posse pessoal que uso para ganhar dinheiro e gastá-lo conforme meus desejos? Passo diariamente tempo com Deus em quietude? Desenvolvo relacionamentos com minha família e meus amigos, servindo pessoas da comunidade e auxiliando-as a melhorar suas vidas? Pratico exercícios para manter meu corpo saudável e em forma e desfrutando de atividades recreativas?

A escolha de como investimos nossa vida é somente nossa. Não podemos passar essa responsabilidade para ninguém. Quando der o último suspiro e estiver diante de Deus, quero ouvir Dele: “Muito bem, bom e fiel investidor da vida que Eu lhe dei. Entre para o Meu Reino celestial e desfrute do descanso eterno e das recompensas no lugar que tenho preparado para você!”

Se você não tem dedicado tempo para considerar como está investindo sua vida, eu o desafio a tirar uma manhã longe do escritório e fazer cuidadosa revisão das decisões dos investimentos que tem feito. Talvez você descubra, feliz, que esteja tudo em ordem. Caso não, ore e peça sabedoria a Deus para aas mudanças devidas. Seja feliz investindo sua vida!

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.    O que você acha da ideia de fazer um check-up do modo como tem investido sua vida? Se já fez isso, qual a conclusão?

2.    Nesse check-up como você constatou o estado dos seus relacionamentos - com Deus, cônjuge, filhos, familiares, amigos?

3.    Você tem sido bom administrador das habilidades, talentos e experiências, tempo e outros recursos que Deus confiou aos seus cuidados?

4.    Se examinassem seu talão de cheques ou sua agenda, que conclusão tirariam sobre o que você dá maior importância em sua vida e trabalho?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Provérbios 4.23; 16.2,9; 21.5; 28.20; Eclesiastes 3.1-12; 12.13-14; Lucas 14.28-29.


* Texto de Lane Kramer, empresário, fundador do "The CEO Institute", em Dallas, Texas, organização cuja missão é auxiliar CEO’s a construir empresas de ponta, fundamentadas em princípios e valores bíblicos. Web site: www.ceoinst.com Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário