terça-feira, 5 de março de 2013

Repetição necessária e pedagógica



            O livro de Deuteronômio é a repetição da Lei. Tinha uma necessidade: novas gerações tomarem conhecimento e os mais antigos não se esquecerem. E, também, uma função pedagógica: tudo que você sabe é porque foi repetido. Por exemplo, se você concluiu o ensino médio, estudou equação do 2º grau. Você se lembra como se resolve? A maioria dirá que não. Sabe por quê? Porque deixou de repetir e relembrar.
            A Lei do Senhor é boa e perfeita. Repeti-la era a garantia de que ninguém se esqueceria. A transmissão dos conceitos e ensinos era feita de forma oral e o povo ouvia os ensinos com a maior alegria.
            Deuteronômio 6.6-9 tem ensino relevante: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.
            Ouça sobre a lei divina, observe-a e transmita aos outros. Vale a pena.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    talvez esse seja o nosso grande desafio como cristão, aprender e repetir. Repetir diarimente para não nos esquecer do mandamento que Deus fez a nós.
    Resumindo: repetição de um comportamento que a Biblia mostra que é o Deus espera de nós!!!
    Bom dia!

    ResponderExcluir