terça-feira, 1 de outubro de 2013

Café com Cristo - Os salmos da família


            Os salmos 127 e 128 são conhecidos como da família. Sugerem alguns, inclusive, que formam um texto só. A base de toda relação familiar está no verso “se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.
            Argumenta o salmista que “inútil será acordar de madrugada, comer o pão das dores”. Embora o relacionamento familiar exija muito esforço, o salmista mostra que todo o esforço será em vão se o Senhor não for o fundamento. Preste atenção: não é anulado o esforço humano, pelo contrário, é valorizado.
            Nos salmos da família encontramos conceitos muito oportunos: filhos como herança do Senhor, homem com papel importante na segurança do lar, esposa como companheira fiel e todos, conjuntamente, cooperando para o crescimento do lar.
            Percebemos que há uma apologia contra a família. Tentam-na destruir de todas as formas. Tal empreitada remonta aos tempos do início dessa instituição, quando Deus, ao criar a família, viu o inimigo se apresentar para destruí-la.
            De lá pra cá, os ataques tem se intensificado, mas a família tem se mostrado vencedora, pois quem a edificou foi o Senhor. Valorize a sua família e a dos outros, Deus se alegra disso.

Um comentário:

  1. Amém!
    Preservar a família é um luta constante desde a criação do mundo. Creio que quando nascemos começa esta luta. Como crianças aprendemos a conviver com irmãos, pais , avós, tios e tias. Isso nos prepara para continuação de nossa própria família. Posso afirmar que sem orientação de Deus em cada convivência e em casa fase precisamos da orientação de Deus. É Ele e vem Dele as forças e sabedoria para manter a primeira instituição que Deus criou, a família.

    ResponderExcluir