quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Podemos ter certeza da salvação?

(Estudo preparado pelo pr. Neemias Lima para o treinamento com 
missionários da Cristolândia de São Paulo, 15 de outubro de 2013)

Introdução:
Este, na verdade, é um estudo inicial. Não é possível num único estudo responder todas as questões que envolvem o assunto.
Temos percebido ultimamente uma tendência de dúvida sobre a certeza da salvação. Muitos crentes carregam uma tristeza por não terem a certeza de irem morar no céu.
        
I - Dúvidas:
Pode-se pensar que as dúvidas tenham três origens:
1ª - falta de experiência concreta de salvação
2ª - pecados não confessados / não abandonados
3ª - falta de consciência do perdão de Cristo

Tais dúvidas podem ser resolvidas com os seguintes textos:
Para a falta de experiência concreta de salvação, II Coríntios 5.17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Para pecados não confessados / não abandonados, Provérbios 28.13: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

Para a falta de consciência do perdão de Cristo, I João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” e Miquéias 7.19: “Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar”.

II - Dúvidas causadas pelas experiências negativas:
Houve um diácono, um pastor, um ministro de música, um presidente de Convenção, um líder importante e ele caiu...
Dois raciocínios precisam nos nortear:
1º - todos somos pecadores e podemos cair;
2º - não é o que fazemos que garante a salvação.
       
Textos que nos ajudam:
Salmo 37.23-24: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão”.

Mateus 7.21-23: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

Marcos 7.6: "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim".

Tito 1.16: "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra."

III - Que textos confundem as pessoas?
Mateus 10.22: “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”; e Marcos 13.13: “E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo” - não significa salvação para a vida eterna.

Mateus 24.13: “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” - significa salvação das perseguições.

Apocalipse 2.10: “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” - fala de galardão.

IV - Uma questão de lógica teológica
Todos nós somos pecadores?
Há diferença entre um e outro pecado?
Então, nós perderíamos e ganharíamos a salvação em todo o tempo. Seria um ganha e perde contínuo.
E ainda: se o sacrifício de Cristo nos alcança com o que fizemos no passado, por que não nos alcançará com o que fizermos no futuro.

V - Uma questão de caráter cristão:
Se o cristão não perde a salvação, então eu posso pecar à vontade!? A resposta é: como desejar viver na lama quem foi liberto de lá, a natureza foi mudada?
Ilustração: a mulher que tinha um porquinho como bicho de estimação.
       
Texto esclarecedor: Romanos 6.1-9: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele”.

VI - Que textos afirmam podermos ter certeza?
Uma questão de aliança:
Hebreus 8.8: "Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,"
Hebreus 12.24: "E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel".

Uma questão de fidelidade:
2 Timóteo 2.13: "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
Hebreus 10.23: "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu".

A fidelidade de Deus garante a nossa salvação. Nossa fidelidade garante nossos galardões.

Uma questão de amor e graça:
João 3.16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Efésios 2.5: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),"

Efésios 2.8-9: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"

Uma questão de bênção presente:
João 3.36: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."

João 5.24: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

João 6.47: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna."

João 6.54: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."

I João 5.12: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida". 

Uma questão de compromisso:
João 6.37: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora".

João 6.35: "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."

Isaías 49.10: "Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas."

João 4.14: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."

Uma questão de garantia:
Efésios 1.13: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa".

Efésios 1.14: "O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória".

Efésios 4.30: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção".

II Coríntios 1.22: "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações".

II Coríntios 5.5: "Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito".

Uma questão de filiação:
João 1.12: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;"

Romanos 8.14: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus".

Gálatas 3.26: "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus".

I João 3.1: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele".

Conclusão:
Romanos 8.29-39: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.

Duas provocações do diabo:
1ª - lembrar a você do passado para acusar;
2ª - lembrar a você do futuro para colocar dúvida.

Quando o diabo quiser lembrá-lo do passado, lembre a ele sobre o seu futuro.
Quando o diabo quiser levantar dúvidas quanto ao seu futuro, lembre a ele que o seu futuro é garantido por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário