segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Segura na mão de Deus e vai

    Pr. Neemias Lima
    Pastoral - 13.10.13
Segura na mão de Deus e vai
Dirigia o culto da saudade do irmão Vicente, esposa de Zelina e pai de Senyr. Elas são membros de nossa Igreja e ele era da Assembleia de Deus.
No final, incluí o cântico “Segura na mão de Deus e vai”. Percebi que houve uma comoção diferente. Embora todos estivessem tristes e chorosos, havia um conforto de quem vivera 86 anos e nos últimos meses sofria com enfermidade, suplicando à irmã que cuidava dele dar-lhe veneno. Como a resposta era negativa, com a informação que poderia ser presa, ele argumentava: “Não, eu não vou contar para ninguém!”. Consequência de sua enfermidade.
Mas, voltemos ao momento do cântico. Quando jovem, ouviu um grupo de cristãos em caravana pela rua cantando “Segura na mão de Deus e vai”. Ele, carregando um cigarro na mão, seguiu o grupo, ouvindo a melodia. O destino era um templo cristão. Entrou. Entregou sua vida a Jesus. Nunca mais fumou e serviu a Jesus com alegria. Tive oportunidade de visitá-lo e, mesmo doente, cantava com entusiasmo os hinos antigos. Não sabia de sua experiência com o hino citado.
Lições:
1ª - Vale a pena semear a palavra. Aqueles cristãos nunca imaginariam que um coração duro, envolvido com vícios, se dobraria ao Senhor, tendo como pano de fundo uma caravana cantando um hino. E o serviria por 70 anos. Semeie com alegria a palavra de Deus. A estratégia não importa, mas semeie.
2ª - Só a mão de Deus é capaz de dar segurança. Mão de Deus na Bíblia é antropomorfismo (atribuição de formas humanas a Deus). Mas sinaliza bem o que precisamos, segurança. Nada e ninguém são capazes de nos segurar, só Deus. E ele o faz com amor, com misericórdia, com zelo e nunca deixará de fazer.
3ª - Quem deseja segurar-se nas mãos de Deus, é segura por ela. Na verdade, somos segurados pela mão de Deus. É o que sinaliza o Salmo 73.23: “Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita”. A ideia é que, enfraquecidos, não temos forças para segurar nas mãos do fortificado. Então, este nos segura.
“Se as águas do mar da vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai. Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar, segura na mão de Deus e vai. Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, pois ela, ela te sustentará. Não temas segue adiante e não olhes para trás, segura na mão de Deus e vai”.
Bênção que só o evangelho pode dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário