sexta-feira, 10 de março de 2017

Riqueza e pobreza

Em Provérbios 10.4 lemos assim: “O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece”.
A Bíblia de Jerusalém torna a linguagem mais clara: “A mão preguiçosa empobrece, o braço diligente enriquece”.
Na década de 80, o lema do Bradesco era: “Só o trabalho pode produzir riquezas”.
O conceito de riqueza e pobreza, por vezes, é muito curioso. Um pai, querendo mostrar aos filhos como eles viviam bem e outras crianças viviam na pobreza, levou-os a uma cidadezinha pacata do interior e passou com eles três dias naquela aventura. Na volta, o pai indagou: “E aí, filhos, viram como eles vivem? Que acharam?”. Um deles se antecipou: “Papai, eles são mais ricos do que nós!”. Espantado, o pai pergunta: “Como assim?”. Ouve a resposta: “Nós temos um piscina pequena, eles tem um rio grandão para tomar banho. Nós brincamos no condomínio em espaço bem pequeno, eles tem a rua toda para brincar. Nós jogamos bola numa quadra pequena, eles tem um pasto grandão para correr!”. O conceito do pai era um, o deles, outro.
É fato que a injustiça, sobretudo em nosso país, tem contribuído para que poucos sejam ricos e muitos sejam pobres. Mas, sem dúvida, que o trabalho traz riqueza que o dinheiro nem sempre traz. Por isso, trabalho. Trabalhe também.

****************************************
* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário