sexta-feira, 17 de março de 2017

De pai pra filho

Que os filhos e netos não sofrerão pelos pecados dos pais e avós é matéria vencida para quem estuda a Bíblia. Mas que as consequências da maldade praticada por uma geração podem alcançar gerações futuras também é conteúdo conhecido. Não se trata de maldição hereditária, mas de conteúdo aprendido pela prática errada de pessoas que tem influência sobre outras.

A experiência humana tem revelado “n” casos de filhos e netos que seguem os mesmos caminhos dos pais e avós e, em muitos casos, os sofrimentos são muito maiores.

Recentemente, visitando um cemitério de uma cidade interiorana, li no mesmo túmulo a identificação da morte do pai e do filho. Além de datas diferentes, o pai morreu idoso adoentado e o filho, antes do pai, bem jovem, assassinado. Fato comum. O que distingue é que o pai tinha em sua história assassinatos.

Provérbios 17.13 adverte: “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa”. Na Bíblia de Jerusalém, lê-se: “A quem retribui o bem com o mal, a desgraça não se afastará de sua casa”.


O maior sofrimento de um pai e mãe ou avô e avó é saber que seus filhos e netos podem estar sofrendo porque eles praticaram o mal. Fuja do mal e abençoe as gerações futuras.

****************************************
* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário