quinta-feira, 30 de março de 2017

Pedido curioso


            Provérbios 30.7-9 apresenta interessantes pedidos: “Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão”.
            Pedir para afastar a vaidade e a palavra mentirosa está claro. Agora, curioso é pedir para não experimentar nem a pobreza nem a riqueza. O fundamento é que a riqueza provocaria a negação de dependência de Deus e a pobreza o levaria a furtar.
            Aqui está o “X” da questão! Ops, “X” da questão! Lembra algo parecido, mas contrário à preocupação do escritor, pois neste caso quanto mais riqueza, mais se locupletava.
            O milenar adágio lembra que “a roupa não faz o monge”. Em outra aplicação, “o momento não faz o ladrão”. Há pobres que nunca roubaram uma agulha e há ricos que roubaram uma fábrica de agulhas, mesmo depois de ricos. Agora, se o momento não faz o ladrão, com certeza, o revela. Então, não é mudar o que está ao redor e, sim, o interior. Fará sentido pedir para afastar a vaidade e a palavra mentirosa, pois elas nascem no coração.

****************************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário