sexta-feira, 3 de março de 2017

Faça o bem

“Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo” - Provérbios 3.27-28.

Na Bíblia de Jerusalém é assim: “Não negues um favor a quem necessita, se tu podes fazê-lo. Não digas a teu próximo: ‘Vai embora! Passa depois! Amanhã dar-te-ei...’. E tens a coisa na mão...”.

Comparando as duas versões, há um abismo descomunal. Enquanto a Almeida Revisada tem como base o merecimento para ser ajudado, a Bíblia de Jerusalém apresenta a necessidade do próximo.

Sempre fico num dilema quando sou abordado por algum pedinte. Depois de experiências negativas, muito raramente dou dinheiro. Mas não minto. Informo-lhe que não dou dinheiro, mas que posso comprar um lanche ou o remédio. Há situações em que o trabalho e o gasto são maiores do que se oferecesse uma moeda ou uma nota de menor valor.

É fato que algumas situações nos decepcionam, mas como declarou um pensador, “não é bobo quem acredita e se decepciona. É bobo quem decepciona a quem lhe deu crédito”.

Fazer o bem é melhor do que receber, pois identifica quem está em melhores condições. E amanhã pode ser diferente, afinal a vida é como uma gangorra.

****************************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Um comentário: