terça-feira, 28 de março de 2017

Justos e ímpios


Os eventos políticos no Brasil nos últimos três anos tem revelado situações em que, mesmo conhecidas superficialmente, tornaram-se enojadas. Em nome do bem público e em favor da população, homens e mulheres se locupletaram e as mais sórdidas artimanhas estão às escâncaras de todos. Logicamente que não se deve ser ingênuo para acreditar que tudo está às mostras, é apenas a ponta do iceberg. Dizia minha avó: há muito caroço debaixo desse angu.
Sem dúvida que ver figuras políticas e empresários poderosos algemados despertam uma esperança que o quadro pode mudar e é possível que a nova geração comece a desenhar um quadro de mais justiça social e mais combate à corrupção.
Provérbios 28.20 é muito atual: “O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune”.
Uma motivação está em Provérbios 28.28: “Quando os ímpios se elevam, os homens andam se escondendo, mas quando perecem, os justos se multiplicam”.

Um sentimento negativo que surge desanimador é que não vale a pena ser justo, quando muitos, desonestamente, vivem nababescamente. Dormir o sono dos justos não é experiência para quem se enriquece provocando sofrimento alheio. Por isso, vale a pena, sim. Fuja da impiedade, seja justo.

****************************************
* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário