sábado, 4 de março de 2017

Instrução e Disciplina

Provérbios 4.13 diz assim: “Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida”. A Bíblia de Jerusalém assim registra: “Agarra-te à disciplina, e não a soltes, conserva-a, porque é a tua vida”.

Instrução e disciplina são dois termos que nos ajudam a compreender uma caminhada bem sucedida. Elas são como duas asas de uma aeronave, faltando uma, tudo vai por ar abaixo.

Instrução não significa, necessariamente, ter escolaridade, embora em nosso sistema assim seja compreendido. Conheço um pedreiro chamado José Marco, minha ovelha, que, certa vez, me disse: “Eu estudo as melhores formas de assentar o tijolo, como fazer melhor o serviço”. Ele não tinha o ensino fundamental e nunca lhe faltava serviço, e dos melhores, está alistado entre os melhores de nossa cidade. Ah, e agora está estudando, partindo para o Ensino Médio.

Disciplina, como outra asa da aeronave, é tão importante quanto à instrução. Dentre os seus desdobramentos, a pontualidade, o compromisso, a seriedade. No livro “Liderando com Excelência”, o Dr. P. K. D. Lee realça que “pontualidade mostra respeito aos outros e humildade. Estar constantemente atrasado é arrogância e falta de consideração por aqueles que estão esperando por nós”.


É tão comum encontrar gente instruída fracassada porque lhe faltou a disciplina.

****************************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário