domingo, 26 de março de 2017

Resposta sábia


            Um jovem pergunta ao velho sábio: “Qual o segredo de uma vida bem sucedida e vivida com sabedoria?”.
            Ouve a resposta: “Nunca, nunca mesmo, discuta com um insensato!”.
            O jovem ríspida e veementemente rebate: “Não concordo, não é assim, eu não concordo!”.
            O sábio arremata: “Você tem razão! Você tem razão!”.
            Contraditoriamente, Provérbios 26.4-5 apresenta: “Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele. Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos”.
            Curioso: não responder ao tolo segundo a sua estultícia e responder ao tolo segundo a sua estultícia. Estultícia é tolice, falta de bom senso. Há sabedoria aqui: não responder para não se igualar ao estulto, responder para que ele não seja sábio aos próprios olhos.
            Não se pode negar que não responder ao tolo segundo a sua tolice para não se tornar semelhante a ele é mais cristão do que responder ao tolo segundo a sua tolice para que ele não seja sábio. A sabedoria está em fazer com o semelhante o que se deseja para si.
            Um ditado antigo decreta: “Um burro carregado de livros não é doutor!”. Aplicando: um insensato, um tolo cheio de títulos acadêmicos não é, necessariamente, um sábio.

****************************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário