domingo, 12 de março de 2017

Lábios mentirosos


            Uma história do folclore cardoso-moreirense muito interessante com os nomes verdadeiros preservados: Epaminondas mentia muito. Era carroceiro e, muitas vezes, viajava pelas vilas, levando e trazendo mercadorias. Em determinada vila, parava numa birosca, tomava uns pileques com amigos do ofício e contava mentiras provocando gargalhadas. Certo dia, passava pela estrada e não parou na birosca como fazia. Os amigos protestaram e gritaram: “Epaminondas, não vai parar hoje para tomar uma pinga e contar mentiras?”. Ele, sem pestanejar, respondeu: “Hoje, não posso, estou com pressa, tenho que voltar rápido porque seu Aristóbulo morreu”. Este tinha propriedade naquela vila, era muito querido, mas morava no distrito há muito tempo. Foi uma surpresa. Os homens correram para casa, se arrumaram, arriaram os cavalos e foram ao distrito mostrar solidariedade. Ao chegar à casa de Aristóbulo, na varanda, numa cadeira de balanço, ele descansava tranquilo. Epaminondas tinha inventado mais uma.
            Humor à parte, a mentira tem trazido muitos males. Quem mente, diz a Bíblia, é filho do Diabo.

            Em Provérbios 12.22, lê-se: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite”. Na Bíblia de Jerusalém, é assim: “Abominação para Iahweh são os lábios mentirosos, o seu favor é para os que praticam a verdade”.

****************************************
* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário