quinta-feira, 16 de março de 2017

A paz do Senhor


            “Quando um não quer, dois não brigam” tornou-se conhecido provérbio que apresenta a vertente da paz entre as pessoas.
            Lembro-me bem das brigas na escola quando garoto. Por duas razões, fugia delas como o diabo foge da cruz: porque era ruim de briga e porque, independente do resultado, em casa, o acerto era com meu pai e apanhar era certo. Presenciávamos meninos que não queriam brigar, mas os atiçadores, provocadores faziam o circo pegar fogo. Ainda assim, havia quem não se dobrasse e não entrasse na briga, pois, como escreveu Alessandra Souza, “estar em paz é não permitir que o barulho de fora atormente o silêncio de dentro”.
            Nas relações humanas, há quem goste de brigar e há quem aprecie a briga dos outros, por isso provocam de todas as formas. Agir assim é ofender o plano de Deus para a paz entre as pessoas. Provérbios 16.7 declara: “Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele”. Com uma luz a mais, a Bíblia de Jerusalém registra assim: “Quando Iahweh aprova os caminhos de um homem, ele o reconcilia até com seus inimigos”.
            A paz do Senhor não deve ser uma declaração decorada e apresentada como um clichê, sem a consciência que devemos, a todo custo, promover a paz nos relacionamentos. Então, nenhuma provocaçãozinha promovendo a discórdia.

****************************************


* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Um comentário:

  1. Amém. A Bíblia diz que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus (Filipenses 4:7). Assim sendo, que possamos promover essa paz nos lugares onde o Senhor nos permitir estar. Que Ele nos faça ser uma referência na promoção de paz nos grupos dos quais fazemos parte em nossa sociedade.

    ResponderExcluir