quinta-feira, 9 de março de 2017

Sábio ou insensato

Na década de 70, alguns jovens foram alvo de ação disciplinadora da Igreja onde congregavam. Todos receberam com humildade e mansidão e foram aconselhados, menos um. Disse ele: “Nessa Igreja não tem 5% de pessoas inteligentes, 95% são de ignorantes”.

Ele, conquanto brilhante na intelectualidade, era desprezível na inteligência emocional. Foi disciplinado, deixou a Igreja, nunca mais voltou. Embora tenha se desenvolvido financeiramente, vive no anonimato, nenhuma produtividade social.

Uma história contextualizada registra: Um neófito pastor chegou para um veterano pastor e perguntou-lhe: "Que conselho mais importante para a vida o senhor daria a um jovem pastor?". O veterano respondeu: "Nunca discuta com um insensato!". "Eu não concordo, de jeito nenhum", esbravejou o jovem. "Você tem razão! Você tem razão!", concordou o veterano pastor.

Em Provérbios 9.8-9, lemos: “Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento”.

Na vida, enfrenta-se situação em que se define como agir: sábia ou insensatamente. Peça diariamente ao Senhor sabedoria do céu para não agir com insensatez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário