sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sou eu guardador do meu irmão?

          Eis aqui um esboço do sermão nos dois cultos do domingo passado:
Introdução: Gênesis 4.1-10. Trata-se de um drama. De início solene, mas final dramático e trágico. No 1º lar da Bíblia, o 1º homicídio. E teve motivação num ato de culto - V.3. Embora o tipo de oferta não seja a razão da aceitação e recusa do Senhor, há um pormenor: “Abel trouxe das primícias...”. O culto de Caim foi rejeitado e aceito o de Abel. Aqui, conhece-se o caráter dos dois.

Lições dos eventos:
1º - O caráter de uma pessoa é conhecido no meio de uma dificuldade - Caim ficou furioso e com o semblante caído - V.5. Diferença entre Judas e Pedro: Para quem se voltarem? Caim poderia ter-se arrependido - vs.6 e 7. A dificuldade é uma oportunidade para humilhação.
2º - Não inveje seu irmão se Deus o abençoa - Tendência nossa: Olhar com desdém, desprezo é sentir-nos mal com o bem do outro. Hebreus 11.4 é primoroso. João Batista receita: João 3.22-30. Atente para os versos 27 e 30.
3º - O tipo de oferta indica o caráter do adorador - Sugere-se que o fruto da terra não era o ideal, foi o que Caim ofereceu. É o caráter do adorador. A Samaritana preocupava-se onde adorar, Jesus ensina como - Jo 4.20-24. Paulo receita, Rm 12.1-2: Corpo em sacrifício vivo, não aceitar a forma do mundo e transformar a mente. “Preocupe-se mais com seu caráter do que com a reputação. Reputação é o que dizem de você. Caráter, o que você é”.
4ª - Não alimente ira contra seu irmão - V.8 - Trilhar este caminho é brecha para barbaridade. Rm 12.17-21 / Ef 4.22-26. Certa mulher sofria e sua doença não era identificada. Depois de conversar bastante, o médico descobriu que guardava mágoa de outra pessoa durante anos.
5ª - O verdadeiro relacionamento com Deus envolve o seu irmão - V. 9 - “Onde está o teu irmão?”. Deus sabia ou não sabia? Claro! Veja o verso 10. Veja Mat 5.21-24 / I Jo 4.16-21. Não há cristianismo vivendo isoladamente, com carreira solo. Deus pergunta hoje: onde está o teu irmão?
6ª - Daremos conta da vida do nosso irmão - V. 10 - Que fizeste? Uma pergunta confrontadora. Somos responsáveis uns pelos outros! Já viram aquela oração: “Senhor, traze de volta os afastados...”? Mas nem uma visita, nem um telefonema, nem um e-mail. Deus pergunta: Onde está o teu irmão?
Conclusão: Caráter é conhecido na adversidade. Não inveje o irmão se Deus o abençoa. O tipo de oferta identifica o caráter. Não alimente ira contra o irmão. Relacionamento com Deus envolve o irmão. Daremos contas de nosso irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário