quinta-feira, 11 de julho de 2013

A melhor oração é amar


            Declara um cântico antigo: “A melhor oração é amar / A melhor oração é amar / Se não sabes amar / Tu não podes orar / A melhor oração é amar”.
Outra versão altera o quarto verso: “A melhor oração é amar / A melhor oração é amar / Se não sabes amar / Tu precisas orar / A melhor oração é amar”.
            Era interessante a discussão entre os defensores das expressões “tu não podes orar” e “tu precisas orar”. Penso que podemos conciliar: não se pode orar no sentido de desprezar a relação entre amar a Deus e aborrecer o seu irmão, como enfatizou o apóstolo João. Mas, ao mesmo tempo, precisa-se orar, inclusive crendo que Deus pode mudar o quadro.
            A grande lição é que tipo de relação estabelecemos entre o nosso culto - orar - e o convívio - dia a dia - com nosso irmão. Há testemunhos negativos de cristãos que no domingo agem de uma forma e, de segunda a sábado, de outra, inclusive desconhecendo ou tratando mal seus irmãos. Isso é muito ruim e, nesse caso, esses irmãos precisam orar.
            Eu creio: a melhor oração é amar. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. O que passa disso é hipocrisia.
            E se insiste em não amar ao irmão é melhor nem adorar publicamente.

Um comentário:

  1. Pura verdade Pastor temos que ter amor no coração pois ele impulsiona a nossa vida. Amar a DEUS primeiramente e todas as pessoas e seres vivos sobre a terra. Lindo lindo DEUS nos abençoe sempre Amém Salve DEUS obrigada

    ResponderExcluir